Dilma inicia mandato como presidente do banco do Brics, em Xangai

28/03/2023 14h53


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarA ex-presidente Dilma Rousseff durante reunião inaugural como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento(Imagem:Divulgação)A ex-presidente Dilma Rousseff durante reunião inaugural como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento

A ex-presidente Dilma Rousseff iniciou nesta terça-feira (28) os trabalhos à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco dos Brics, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Na sexta-feira (24), Dilma foi confirmada no cargo - para o qual havia sido indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela viajou então à China para tomar posse à frente da presidência da nova instituição, responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da instituição.

Ela visitou a sede do banco, em Xangai, e participou da primeira reunião como presidente.

O mandato de Dilma como presidente do banco do Brics vai até julho de 2025. Cabia ao Brasil indicar um novo nome para comandar o banco.

O nome de Dilma foi aprovado por um comitê da instituição após a ex-presidente passar por uma espécie de sabatina com ministros da Economia dos outros países membros do bloco – África do Sul, China, Índia e Rússia.

O antecessor de Dilma no cargo era o também brasileiro Marcos Troyjo. Ele é diplomata e foi indicado à presidência do banco do Brics em 2020 por Jair Bolsonaro.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: dilma, banco, brics