Deputados falam sobre requerimento que incentiva irrigação

22/02/2016 15h20


Fonte Alepi

Com o objetivo de ser criado um mutirão para cadastramento dos produtores de melancia dos municípios de Sigefredo Pacheco e Jatobá do Piauí, o deputado Antonio Félix (PSD) apresentou, na manhã de hoje, 22, requerimento com o pedido dirigido a Secretária de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), em nome do secretário Francisco Limma.

Imagem: AlepiClique para ampliarDeputado Antonio Félix (PSD)(Imagem:Alepi)Deputado Antonio Félix (PSD)

A solicitação trata do incentivo à irrigação, através de concessão de subsídio no consumo de energia elétrica, por estabelecimento de produtor rural que utilize processo de irrigação.

O parlamentar foi para a tribuna defender seu projeto, que segundo ele, está embasado na Lei de nº 6.607, de 23 de dezembro de 2014 e que irá beneficiar os produtores .

A aprovação do requerimento pelos deputados é de suma importância para os produtores. Com as poucas chuvas, este ano, é provável que a produção de melancia deva cair.

O deputado Edson Ferreira (PSD) subiu a tribuna para reforçar o requerimento do deputado Antonio Félix. Edson Ferreira disse que o inverno está ruim em todo o estado do Piauí e que diante da mudança climática, o requerimento é um incentivo a irrigação e ao subsídio destinados aos produtores rurais, que varia de 10% a 90%, de acordo com a produção. Ele ressaltou que o Governo do Estado tem critérios para pagar de acordo com a faixa determinada pelo subsídio, o que benéfica, principalmente aos pequenos produtores.

O deputado Rubem Martins (PSB) também foi à tribuna e falou sobre o incentivo à irrigação e se colocou à disposição do Governo do Estado. “Eu já me coloquei à disposição do Governo do Estado, para contribuir com ideias, mas até agora não fui procurado. Me coloco, novamente, à disposição do Governo e reforço a solicitação do deputado Antonio Félix e reitero para que o governador do Estado, determine uma comissão para encontrar solução em relação ao problema a irrigação na agricultura”, ressaltou.

O deputado Themístocles Filho, presidente da Casa, Também se pronunciou em relação ao fato e disse esse mês não foi nada bom para os produtores, em conseqüência das poucas chuvas ocorridas, mas que as informações dão conta de que nos meses de março e abril as chuvas serão regulares. Themístocles Filho aproveitou para pedir aos colegas deputados que entreguem , o mais rápido possível, na secretaria da Mesa, as indicações de nomes para as comissões. Ele lembrou sobre a importância das comissões e, consequentemente, também da votação de projetos dirigidos ao Poder Legislativo, por outros Poderes. “É necessário a formação das comissões, para que o plenário possa decidir sobre os projetos”, finalizou.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews