Deputados estaduais tomam posse e elegem Franzé Silva para a presidência da Alepi

02/02/2023 08h19


Fonte G1 PI

Imagem: Isabela Leal/g1Deputados eleitos em outubro tomam posse no dia 1º e reelegem Franzé Silva para presidência da Alepi.(Imagem:Isabela Leal/g1)Deputados eleitos em outubro tomam posse no dia 1º e reelegem Franzé Silva para presidência da Alepi.

Trinta estaduais tomaram posse nesta quarta-feira (1) no Palácio Petrônio Portela, sede da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na Zona Norte de Teresina. O deputado petista Franzé Silva, eleito presidente da casa pela primeira vez, permanecerá à frente da Mesa Diretora da Casa até 2024.

"Vamos abrir cada vez mais essa Casa Legislativa Estadual à população, discutir a mudança do horário para que a gente possa ter a possibilidade de acompanhar as nossas lideranças nos seus pleitos. Também dialogamos com a possibilidade de fazer a Assembleia Itinerante. Queremos sair de Teresina e visitar cada canto do estado",
ressaltou Franzé Silva.

O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) foi eleito para o segundo biênio da casa (2025-2026), como determinou um acordo firmado entre Rafael Fonteles (PT), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), e a bancada do partido MDB.

Maioridade petista e minoria feminina no parlamento
Imagem: Reprodução / Ccom  Governador do Piauí, Rafael Fonteles. (Imagem: Reprodução / Ccom ) Governador do Piauí, Rafael Fonteles.

Em discurso que emocionou Franzé Silva, o líder da bancada do PT na Casa, Fábio Novo, contou a história do presidente e o parabenizou por ser o primeiro negro a assumir a presidência da Alepi.

“Somos muito orgulhosos por tê-lo como presidente. É uma grande representatividade. Temos uma ideologia, somos de esquerda e iremos lutar para reduzir a desigualdade inexplicável que assola o nosso estado e o nosso país”
, afirmou.

Fábio Novo falou ainda sobre a maioridade petista na Casa, que acontece pela primeira vez na história, e a relevância da representatividade feminina.

“Éramos cinco deputados na legislatura passada. Agora somos 12 e isso faz a bancada do PT a maior da Casa. No entanto, poucas mulheres ocupam o parlamento. São quatro mulheres no meio dos homens. Vamos lutar para que isso mude”,
declarou o líder do PT.

A abertura oficial do ano Legislativo e a leitura da mensagem do governador do estado, Rafael Fonteles (PT), estão previstas para a quinta-feira (2).

Em discurso breve, o governador Rafael Fonteles afirmou que fará como o governo de Wellington Dias costumava fazer e que todo quadrimestre irá apresentar resultados fiscais.

“Estamos prontos para trabalhar. Construírmos aqui uma chapa para representar os partidos que compõe essa Casa. Sempre serão bem-vindas as proposições dos parlamentares da base e da oposição. Queremos trabalhar um conjunto e que vocês também fiscalizem o nosso trabalho. Um governo mal fiscalizado não cresce”,
afirmou.

Fonteles destacou ainda o sentimento popular que ressoa na Casa. “Durante campanha eleitoral ouvimos os movimentos populares e sindicais. Agora continuaremos assim. Nunca iremos deixar de ouvir o povo e seus legítimos representantes, os deputados e deputados desta Casa”, disse.

Em dezembro de 2022, a Alepi aprovou o projeto de resolução nº 04/2022, garantindo aos parlamentares o direito de escolherem os próximos membros da Mesa Diretora referentes aos próximos dois biênios. O texto, que modifica o Art. 6º da resolução nº 502, proíbe a reeleição para o mesmo cargo.

A Mesa Diretora é composta pela presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria, formada por quatro secretários e quatro suplentes.

Nova Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2023/2024:

  • Presidente: Franzé Silva (PT)
  • 1º vice-presidente: Evaldo Gomes (Solidariedade)
  • 2º vice-presidente: Georgiano Neto (MDB)
  • 3º vice-presidente: Gil Carlos (PT)
  • 4º vice-presidente: Bárbara do Firmino (PP)
  • 1º secretário: Marden Menezes (PP)
  • 2º secretário: Dr. Hélio (MDB)
  • 3º secretário: Dr. Tháles (PP
  • 4º secretário: Hélio Isaías (PT)

Nova Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025/2026:

  • Presidente: Severo Eulálio (MDB)
  • 1º vice-presidente: Francisco Limma (PT)
  • 2º vice-presidente: Vinícius Nascimento (PT)
  • 3º vice-presidente: Ana Paula Mendes (MDB)
  • 4º vice-presidente: Gustavo Neiva (PP)
  • 1º secretário: Wilson Brandão (PP)
  • 2º secretário: Evaldo Gomes (Solidariedade)
  • 3º secretário: Aldo Gil (PP)
  • 4 º secretário: Felipe Sampaio (MDB)

BIOGRAFIA: FRANZÉ SILVA

Francisco José Alves da Silva (Franzé Silva) nasceu em Buriti dos Lopes, no dia 19 de dezembro de 1966. É filho de Manoel Damião dos Santos e Joana Alves da Silva. Seu pai era agricultor e sua mãe lavadeira e zeladora. Casado com Mayra Araújo e pai de Letícia, Ítalo, Catarina, Guilherme, Miguel e Mateus. É formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde a sua fundação, disputou pela primeira vez o cargo de deputado estadual pelo Piauí em 2018, sendo eleito com 31.526 votos.

Nas eleições gerais de 2022, Franzé Silva foi reeleito deputado estadual, com 33.090 votos. No dia 31 de dezembro de 2022, foi aclamado pela Mesa Diretora, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) - substituindo Themístocles Filho (MDB), que renunciou ao mandato parlamentar para assumir como vice-governador do Estado. No dia 1º de janeiro de 2023, já como presidente, portanto, Franzé deu posse ao novo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e ao vice Themistocles.

Franzé Silva iniciou a vida profissional como Menor Aprendiz. É católico e atuou na Pastoral da Juventude do Meio Popular. Assessorou a então vereadora Francisca Trindade (PT) e desempenhou papel de técnico de parlamentares do PT e de sindicatos, analisando dados e subsidiando discussões. Trabalhou como contador, foi diretor do Jornal da Manhã, sendo aprovado no concurso para auditor fiscal da Prefeitura de Teresina, em 1992, e auditor fiscal do Estado da Paraíba, em 1994. Optou por morar em Teresina, para ficar próximo da família.

Em 2003, assumiu a Diretoria Administrativa e Financeira da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc-PI). Naquele mesmo ano, participou da Comissão que criou a Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE-PI). Foi superintendente de Despesas da Secretaria da Fazenda do Piauí (2004 a 2009); secretário da Fazenda do Piauí (de dezembro de 2010 a abril de 2011); e secretário de Estado da Administração e Previdência do Piauí (de janeiro de 2015 a março de 2018).

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook