Decisões do STF não proíbem atuação do governo federal para combater a pandemia, diz tribunal

18/01/2021 18h20


Fonte G1

 Imagem: Reprodução O Supremo Tribunal Federal divulgou nota nesta segunda-feira (18) para rebater declarações de que o tribunal teria proibido o governo federal de estabelecer medidas de combate ao coronavírus.

No texto, o STF informa que "não é verdadeira a afirmação que circula em redes sociais" neste sentido. O presidente Jair Bolsonaro também já fez afirmações do tipo em diversas ocasiões durante a pandemia.

"Na verdade, o Plenário decidiu, no início da pandemia, em 2020, que União, estados, Distrito Federal e municípios têm competência concorrente na área da saúde pública para realizar ações de mitigação dos impactos do novo coronavírus. Esse entendimento foi reafirmado pelos ministros do STF em diversas ocasiões", afirmou o STF.

"Ou seja, conforme as decisões, é responsabilidade de todos os entes da federação adotarem medidas em benefício da população brasileira no que se refere à pandemia", completou.

Desde que o STF analisou ações que discutiam a competência de estados e municípios para tomar providências para combater a Covid-19, no ano passado, o presidente Bolsonaro tem dito que foi impedido pelo tribunal de tomar ações mais efetivas contra a pandemia. A alegação também tem sido veiculada por parlamentares bolsonaristas e apoiadores do presidente.

Na semana passada, quando a crise do oxigênio em Manaus se acentuou, o presidente voltou a usar o argumento. Em uma entrevista à rádio Joven Pan, voltou a dizer que as decisões do STF o impedem de tomar outras providências contra a pandemia.

Na entrevista, Bolsonaro atribuiu o aumento de casos de Covid em Manaus ao aumento da temperatura na região nos últimos dias. E afirmou que, "apesar do STF", o governo tem tomado medidas pra atenuar a crise, como o envio de cilindros de oxigênio.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook