CPI da Pandemia: Renan Calheiros volta aos holofotes e pressiona o governo

17/04/2021 13h55


Fonte G1

Imagem: Agência O GloboCPI da Pandemia: Renan Calheiros volta aos holofotes e pressiona o governo(Imagem:Agência O Globo)CPI da Pandemia: Renan Calheiros volta aos holofotes e pressiona o governo

Dois anos depois de submergir ao ser derrotado na tentativa de voltar à presidência do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL) está de volta aos holofotes com a missão de ser o relator da CPI da Pandemia. Sobrevivente de diversas investigações ao longo de uma das carreiras mais longevas do Congresso, ele terá agora a função de apontar os responsáveis pelos erros do governo federal ao longo da crise sanitária. Um acordo da maioria dos membros, ratificado em nova reunião ontem, definiu que o emedebista será o relator, enquanto Omar Aziz (PSD-AM) ficará com a presidência, o que deve ser oficializado na primeira reunião da comissão.

Renan era um dos nomes mais temidos pelo Palácio do Planalto para o posto e, em entrevista ontem ao GLOBO, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro “errou” e “se omitiu” no enfrentamento à pandemia, com uma gestão “terrível” no combate à Covid-19.

Em 2019, bolsonaristas articularam uma campanha contra Renan na disputa pela presidência do Senado com Davi Alcolumbre (DEM-AP), que saiu vitorioso. As diversas investigações no Supremo Tribunal Federal (STF) que têm o senador como alvo embasaram a maioria das críticas de aliados do Planalto.

Crítico de Bolsonaro desde o início do mandato, Renan tem largo conhecimento das regras internas do Congresso e experiência em se blindar de investigações, o que deve dificultar o trabalho dos que tentarão proteger o Planalto.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica