"Convoquei o Careca do INSS para prestar os esclarecimentos", afirma Júlio Arcoverde

27/08/2025 11h00


Fonte Ascom

Imagem: AscomDeputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas-PI)(Imagem:Ascom)Deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas-PI)

O deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas-PI) protocolou, nessa terça-feira (26), requerimento na CPMI do INSS solicitando a convocação de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”.

De acordo com a Polícia Federal, empresas ligadas ao investigado atuaram como intermediárias de sindicatos e associações, recebendo recursos debitados de forma fraudulenta das aposentadorias e pensões. Parte desses valores teria sido repassada a servidores do Instituto, familiares e empresas de fachada.

Relatórios também apontam movimentação financeira incompatível com sua renda formal, suspeita de contas no exterior, patrimônio de luxo sem comprovação legítima e atuação como operador financeiro e articulador político do grupo, facilitando o acesso de entidades fraudulentas aos sistemas do INSS.

“Convoquei o Careca do INSS para prestar os devidos esclarecimentos. Essa CPMI não pode ser palco de superficialidade: precisamos mostrar quem operava, quem comandava e quem se beneficiava desse roubo contra os aposentados”, destacou Júlio Arcoverde.

O parlamentar reforçou que a presença do investigado é imprescindível para a apuração:

“Estamos falando de milhares de aposentados lesados em todo o Brasil. A sociedade exige respostas, e é nosso dever rastrear responsabilidades dentro e fora da administração pública.”, completou.

O requerimento agora segue para votação em plenário da CPMI e dependerá da decisão do presidente da Comissão para ser pautado.


Tópicos: inss, quem, cpmi