"Colocamos o Piauí no mapa mundial das inovações", diz Rafael Fonteles em Mensagem Anual na Alepi

05/02/2024 13h07


Fonte ClubeNews

Imagem: Jonas CarvalhoGovernador Rafael Fonteles na Alepi.(Imagem:Jonas Carvalho)Governador Rafael Fonteles na Alepi.

O governador Rafael Fonteles (PT-PI) fez a leitura da Mensagem Anual do Poder Executivo, na manhã desta segunda-feira (5), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O texto apresentou o balanço das ações realizadas em 2023 e as metas para 2024.

Na tribuna da Alepi, Rafael Fonteles destacou o processo de industrialização do Piauí e a internacionalização da economia do estado como ponto forte da gestão no primeiro ano de mandato.

“Muitos dos resultados já estão aparecendo; em todas as áreas, as metas foram cumpridas. Colocamos o nome do Piauí no mapa mundial das inovações tecnológicas, energéticas e ambientais. Avançamos na educação. Estamos atraindo investimentos e realizando antigos desejos de nossa gente, como o porto do Piauí”, destacou.

Industrialização

Rafael Fonteles também destacou o reforço no processo de industrialização do estado em 2024, potencializado pelos incentivos fiscais. O foco do Governo do Piauí será a produção de energia por meio de fontes renováveis a partir de investidores externos e, com isso, a geração direta de empregos.

“Não existe lugar desenvolvido que não tenha tido impacto industrial. Isso não é exclusivo dos grandes negócios, o pequeno agricultor precisa experimentar. Se tem uma cadeia produtiva que já experimenta é a cadeia do mel. Tem que ir para várias outras cadeias, como o caju, o pescado. Temos que pegar o exemplo do mel, que está dando certo, e replicar”, pontuou.

Empréstimo

O governador Rafael Fonteles citou as iniciativas para a tomada de empréstimo para empresas no Piauí. Segundo o Chefe do Executivo, no índice da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o Piauí apresentou crescimento de 22% em 2023.

“Não é à toa que no dia 28 de dezembro recebi uma ligação do presidente da Febraban, relatando que o crédito no Brasil para empresas cresceu 3,4%. Ele disse que o estado do Piauí foi o que mais cresceu com crédito, com 22%, de um ano para o outro. Você vê a confiança”, disse.

Tópicos: estado, rafael, piau?