Ciro Nogueira não garante apoio a Flávio Bolsonaro e cobra discurso de unificação nacional

29/01/2026 10h25


Fonte ClubeNews

Imagem: DivulgaçãoSenador Ciro Nogueira (Progressistas-PI)(Imagem:Divulgação)Senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI)

O senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) não garantiu apoio à pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à presidência da República. O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), é um dos principais entusiastas do nome do filho para a disputa ao comando do Palácio do Planalto.

Também integram a disputa nos campos da Direita e Centro-Direita os governadores do Paraná, Ratinho Júnior (PSD); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD); e do Goiás, Ronaldo Caiado (PSD). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deixou a disputa e deverá concorrer à reeleição em seu estado.

Na avaliação de Ciro Nogueira, durante entrevista à Rádio Clube News, na terça-feira (27), Flávio Bolsonaro precisa apresentar um discurso que contemple eleitores de outros campos políticos. Ele condicionou o apoio da federação União Progressistas à mudança de postura de Flávio.

“Eu acho que o Flávio agora tem que demonstrar que vai ser um candidato que vai unificar o Brasil. Não falar só para a bolha, só para os bolsonaristas. Tem que ter um discurso para o Brasil, de futuro, de diminuir a carga tributária, de combate à violência. Estamos aguardando esse discurso. Ele só terá viabilidade eleitoral para enfrentar um homem como o Lula se vier com esse discurso”, afirmou.

No mês de dezembro, Jair Bolsonaro – que cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão na Papudinha, em Brasília (DF) – formalizou uma carta, indicando o filho como o seu sucesso para a corrida presidencial de 2026. Desde então, Flávio Bolsonaro iniciou visitas institucionais a países, como Israel, Catar e Bahrein.

O temor dos partidos de Centro, segundo Ciro Nogueira, é que Flávio Bolsonaro mantenha discurso direcionado apenas à ala chamada de bolsonarista, prejudicando a estratégia de interiorização da pré-candidatura nos estados.

“Ele diz que vai colocar essa pauta de união do nosso país, mas tem que colocar isso em prática. Eu não vejo surgir outro nome no nosso país. Nós temos dois nomes muitos fortes, que é o Lula, um candidato fortíssimo, e qualquer candidato que vem com o nome de Bolsonaro, principalmente um filho seu, vai vir muito forte”, concluiu Ciro Nogueira.