Ciro Gomes afirma que tem posições diferentes de sua vice sobre armas e aborto

09/08/2018 10h34


Fonte FOLHAPRESS

Imagem: FOLHAPRESSClique para ampliarCiro Gomes, candidato do PDT à Presidência.(Imagem:FOLHAPRESS)Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência.

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, afirmou, na última quarta-feira (8) que tem posições diferentes de sua vice, Kátia Abreu, que afirmou ser a favor da facilitação do porte de armas e contra o aborto.

"São posições diferentes, claro. Ora, mas você imagina que o vice pensa igual a mim? Qual o vice pensa igual ao titular na história do Brasil?"
, disse Ciro, visivelmente irritado.

Segundo o candidato, no entanto, a Folha de S. Paulo "fraudou a manchete como costuma fazer" e "só quer fazer intriga". Ele se negou ainda a responder qual posição deverá prevalecer na chapa do PDT sobre os dois temas.

Em entrevista ao jornal, Kátia Abreu disse não achar "justo alguém ficar armado até os dentes e a população totalmente abandonada". "Eu sou [favorável à facilitação do porte de armas], não para ficar andando na rua, nos bares, restaurantes, trabalho. Mas se a pessoa se sentir segura", afirmou a senadora.

A vice na chapa de Ciro disse ainda que "todas as mulheres e homens do Brasil são contra o aborto" e fez questão de ressaltar ter votado contra a descriminalização do aborto em caso de anencefalia, que é autorizado pelo Supremo Tribunal Federal -estupro e caso de risco de vida da mãe são as outras duas situações em que o aborto é permitido no país.

Questionado se a senadora terá um papel de "vice decorativa" -termo usado pelo então vice Michel Temer em carta a Dilma Rousseff em 2015-, Ciro disse que Kátia "vai representar o que ela é: uma mulher de grande valor".

"[Ela] ficou viúva aos 25 anos de idade, criou os filhos com maior dificuldade e sacrifício, virou uma líder do setor agrícola e pecuário do Brasil, foi a primeira mulher presidente do sindicato rural da história do Brasil e tem tido um comportamento no Congresso Nacional absolutamente respeitável".

Ciro falou a jornalistas após evento com presidenciáveis organizado pelo BTG Pactual, em São Paulo.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: aborto, vice, ciro