Chico Rodrigues pede para sair de comissão do Congresso que acompanha gastos com a Covid-19

16/10/2020 18h33


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
Chico Rodrigues pede para sair de comissão do Congresso que acompanha gastos com a Covid-19(Imagem:Reprodução)
O senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado nesta quarta-feira (14) com dinheiro na cueca durante uma operação da Polícia Federal, pediu nesta sexta-feira (16) para ser retirado da comissão mista do Congresso que acompanha os gastos federais para controlar a pandemia da Covid-19. Rodrigues é membro suplente da comissão.

A operação da qual o senador foi alvo teve justamente o objetivo de desmantelar um esquema milionário de desvio de recursos públicos que deveriam ter ido para o combate ao novo coronavírus.

Segundo a PF, há indícios de que Chico Rodrigues cometeu crime de lavagem de dinheiro e de embarac?o a investigação de organizac?a?o criminosa.

Na quinta-feira (15), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou que o parlamentar seja afastado do cargo por 90 dias. Mas o plenário do Senado precisa referendar a decisão. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), do mesmo partido de Rodrigues, afirmou que aguardará o documento da determinação de Barroso antes de adotar qualquer medida.

O pedido à comissão da Covid-19 foi feito pelo senador diretamente ao presidente da comissão, senador Confúcio Moura (MDB-RO). Na mensagem, o parlamentar apenas "solicita o desligamento" da comissão, sem dar detalhes.

Embora o nome de Chico Rodrigues já não conste entre os membros da comissão no sistema do Senado, a assessoria de imprensa da presidência do colegiado informou que é necessário que o bloco Vanguarda, composto pelos partidos DEM, PL e PSC, formalizem o pedido.

Chico Rodrigues tem uma vaga como suplente na comissão pelo bloco. Enquanto o bloco não fizer o pedido, o desligamento não será formalizado.

A assessoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), líder do bloco Vanguarda, informou que Chico Rodrigues ainda não comunicou oficialmente ao bloco o desejo de desligamento.

Reservadamente, parlamentares afirmaram que a presença de Rodrigues na comissão causou constrangimento entre os pares pelo receio de dar "má fama" à comissão, que tem trabalhado desde o início da pandemia.

Segundo registros da comissão, o senador compareceu a sete das 34 audiências públicas realizadas até o momento.