Bolsonaro: "Missão de Deus. Ninguém me tira na canetada"

11/10/2021 16h18


Fonte 180graus.com

Imagem: ReproduçãoPresidente Jair Bolsonaro.(Imagem:Reprodução)Presidente Jair Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a falar neste domingo (10/10), em Guarujá (SP), que não sabe se será candidato à reeleição no próximo ano. As informações são do R7.

Ele também reafirmou que está cumprindo uma "missão de Deus", o que já disse em outras ocasiões, e que "ninguém" o tira do cargo. "Estou aqui cumprindo uma missão de Deus, entendo assim. Ninguém vai me tirar daqui na canetada ou na mão grande. Vou cumprir o meu tempo. Se disputar as eleições, pode ter certeza que serão limpas", afirmou a apoiadores nesta tarde.

Um presidente da República pode ser retirado do cargo em caso de aprovação de pedido de impeachment por parte do Congresso Nacional. Atualmente, há pedidos que estão para análise do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Recentemente, depois do discurso do presidente no 7 de setembro, a discussão foi posta na mesa dos debates da Câmara, mas a questão esfriou depois que Bolsonaro reduziu a temperatura.

Ainda neste domingo, Bolsonaro afirmou a jornalistas que as Forças Armadas vão participar de todas as etapas das eleições no ano que vem. "Assim como outras instituições vão fazer a mesma coisa. Foi um convite do ministro (Luís Roberto) Barroso. E assim sendo, não tem porque duvidar. As Forças Armadas vão participar de todas as etapas das eleições, como acertado pelo ministro Barroso", pontuou. O mandatário se refere ao fato de Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ter pedido ao ministro da Defesa, Braga Netto, a indicação de um representante das Forças para integrar a comissão de transparência das eleições.

Voto impresso

Questionado sobre voto impresso auditável, tendo em vista que foi um dos grandes defensores do projeto que tramitou na Câmara, o mandatário afirmou: "Com essa nova fórmula que foi feita de várias instituições participar de todo o processo, pode continuar assim". Perguntado se havia desistido da proposta, afirmou que "o mais preciso é o voto impresso". "Mas da forma como está desenhado, não deveremos ter problema".

A defesa do presidente pelo voto impresso gerou desgastes junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Congresso Nacional, principalmente por colocar em dúvida a segurança do processo eleitoral. A última transmissão ao vivo feita por ele, questionando o sistema, foi incluída no inquérito das fake news, no Supremo Tribunal Federal (STF), e é alvo de apuração em inquério no TSE.

No âmbito do Congresso, também gerou desgastes. O presidente da Câmara, Arthur Lira, pautou o projeto de emenda à Constituição (PEC) da deputada Bia Kicis (PSL-DF), aliada de Bolsonaro, mesmo após derrota do projeto na comissão especial, para dar um ponto final à discussão. Depois dos discursos de Bolsonaro no 7 de setembro, quando ele voltou a questionar a segurança das eleições, o clima ficou pesado na Câmara, quando aliados do Centrão chegaram a discutir internamente a possibilidade de um processo de impeachment contra o mandatário.

Neste domingo, apesar de não defender o voto impresso, voltou a dizer que nas eleições de 2018, algumas pessoas tentaram votar nele, mas aparecia o rosto do candidato do PT. A questão já foi desmentida por agências de checagem e tribunais eleitorais.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook