Bate-boca entre prefeito e vereador marca início do Ano Legislativo em José de Freitas

08/02/2024 10h30


Fonte ClubeNews

Imagem: ReproduçãoDante Freitas e Roger Linhares(Imagem:Reprodução)Dante Freitas e Roger Linhares

Um bate-boca acalorado entre o prefeito Roger Linhares e o vereador Dante Freitas, ambos do partido Progressistas (PP), marcou a abertura do Ano Legislativo, na terça (06), na Câmara Municipal de José de Freitas, município localizado a cerca de 54 km de Teresina, no Norte do Piauí.

A discussão teria sido motivada por rompimento político. O momento foi registrado por meio de um vídeo, que foi compartilhado e repercutiu nas redes socais (veja o vídeo abaixo). O chefe do executivo municipal fazia o discurso em alusão à abertura do Ano Legislativo, quando pautou que a base que dá sustentação ao Palácio da Cidade diminuiu, e falou que alguns vereadores estavam exaltando-se.

“Alguns vereadores decidiram sair da base, mas a política, ela é feita de decisões e cada vareador tem a sua liberdade para escolher o seu caminho… Não vamos baixar a nossa cabeça, vamos andar sempre de cabeça erguida e trabalhar em prol da população, em prol do povo. É pra isso que a gente está aqui. Já vemos alguns vereadores exaltados”, diz.

Nesse momento, o vereador Dante Freitas, filho do ex-prefeito do município Fernando Freitas; interrompe, contesta o posicionamento de Linhares e pede intercessão do presidente da Casa. “Presidente, o prefeito não veio aqui para desrespeitar os vereadores dessa Casa. Respeite os vereadores dessa Casa! Respeite os vereadores dessa Casa! Isso não é postura de prefeito”, fala.

Em seguida, o presidente da Câmara Tiago Pinto (PP) intervém na situação, pedindo que as questões políticas sejam deixadas de lado. “Prefeito, você veio transmitir a mensagem à população de trabalho para ano. As questões de escolha político-partidária fica para as concessões. Respeite os vereadores dessa Casa”, explica.

Posteriormente, o parlamentar pede ao gestor que prossiga com seu discurso, porém mantendo a harmonia com os demais. “Vamos conduzir (o discurso) em harmonia com a Casa. O povo de José de Freitas quer ver os projetos do Poder Executivo, em parceria com esta Casa, para gente trabalhar para o povo”, pondera.

Os ânimos se acalmam e o prefeito dá continuidade ao discurso, ressaltando que não houve, por parte dele, desrespeito com os parlamentares. Ao deixar a Câmara, Linhares e Dante voltam a trocar farpas e o gestor dispara: “Tu é um moleque, rapaz. Tu é um moleque, tu e o teu pai”.