"Bancada federal do Piauí é a mais alinhada ao Governo Lula", diz Rafael Fonteles

11/02/2024 13h32


Fonte ClubeNews

O governador Rafael Fonteles (PT-PI) garantiu que, proporcionalmente, a bancada federal do Piauí na Câmara dos Deputados e no Senado Federal é a mais alinhada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dos 10 deputados federais, oito compõem a base governista.

A posição política dos parlamentares piauienses, em Brasília, garantiu a maior captação de recursos entre os estados da federação, em 2023, conforme avaliou Rafael Fonteles. O total chega a R$ 986,5 milhões em transferências diretas ao Piauí, montante superior aos repasses feitos entre os anos de 2016 a 2022.

Apesar desse alinhamento, Rafael Fonteles disse que o Piauí e os demais estados do Nordeste possuem desfalques nos repasses governamentais em relação às demais regiões do país. Isso impacta no Produto Interno Bruto (PIB) da região e o desenvolvimento populacional.

“Nós somos a bancada mais alinhada mesmo. Tem que ter mais recurso para cá, sim. Fora que um dos princípios da Constituição Federal é diminuir as desigualdades regionais. O Nordeste não pode ficar com 14% do PIB e 29% da população. Tem que mudar isso. O Nordeste tem que ter 28% do PIB. Não podemos abrir mão de corrigir essas desigualdades regionais”, destacou.

Articulação parlamentar

Segundo o governador, o volume de recursos é o resultado da articulação política da bancada do Piauí no Congresso Nacional, formada pela aliança entre os partidos PT, PSD, MDB e PV. O Progressistas, com dois deputados federais e um senador, é oposição em âmbito estadual e federal.

Além da base governista na Câmara e no Senado, o Piauí também possui a indicação do senador licenciado, Wellington Dias (PT-PI), no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

“Não vamos mais para Brasília com o pires na mão. Vamos a Brasília para pedir muita coisa. O que eu pedi para o presidente Lula, por exemplo, foram recursos para facilitar a vida de investimentos privados na casa da centena de milhões de reais. É esse pensamento grande e ousado que a gente quer imprimir para o nosso povo e à nossa equipe, contando com essa bancada federal”, concluiu.

Tópicos: recursos, deputados, bancada