Baixa na inflação abre espaço para mudança na taxa de juros, avalia Wellington Dias

14/06/2023 12h54


Fonte Cidadeverde.com

O ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias afirmou nesta quarta-feira (14) que é preciso diminuir a taxa de juros no país. Para o senador licenciado, a previsão de queda na inflação abre espaço para uma revisão da taxa Selic. A fala foi dada durante agenda que cumpriu em Teresina na sede da Equatorial Piauí.

O ministro também acrescentou que nenhum outro país no mundo apresenta um cenário semelhante. Na avaliação dele, a situação é sintomática e aponta para um erro que tem sido cometido no Brasil nesta área.

“Eu creio que sim [terá mudança], pois o Brasil vive um momento de crescimento econômico, queda na inflação, melhoria das contas públicas. Eu acredito, inclusive, que a trava que o Brasil tem hoje para tirar os mais pobres da pobreza, é o juros altos. Para que a gente possa viabilizar crédito e empréstimo, é preciso ter o juros compatível, não pode colocar as pessoas que estão na pobreza, pegando empréstimos com juros alto não consigam pagar. A gente precisa mudar essa realidade. Não se trata de uma questão política é uma questão técnica. Ou seja, qual o país do mundo de ter uma taxa de juros tão alta. Isso já mostra que tem algo errado”,
disse.

A redução da taxa é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que por seis reuniões consecutivas mantém a Selic no mesmo patamar. O último encontro dos executivos do BC foi no início de maio e a próxima está marcada para os dias 20 e 21 de junho.


Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: juros, taxa, brasil