Auxiliar direto de 12 presidentes da Câmara, ex-secretário-geral Mozart Vianna morre aos 70 anos

07/06/2021 18h08


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
O ex-secretário-geral da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados Mozart Vianna morreu nesta segunda-feira (7) aos 69 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Vianna, ou "doutor Mozart", como ficou conhecido na Câmara, era considerado um profundo conhecedor do regimento interno da Casa. Ele atuou como braço-direito de 12 presidentes da Câmara ao longo de quase 40 anos.

Doutor Mozart auxiliou diretamente os ex-presidentes Ibsen Pinheiro, Inocêncio Oliveira, Luís Eduardo Magalhães, Michel Temer, Aécio Neves, Efraim de Morais, João Paulo Cunha, Severino Cavalcanti, Aldo Rebelo, Arlindo Chinaglia, Henrique Eduardo Alves e Eduardo Cunha. Ele se aposentou em 2015.

Mozart Vianna de Paiva nasceu em Corinto, no interior de Minas Gerais. Chegou à Câmara dos Deputados como datilógrafo, em 1975, e foi avançando na carreira, por meio de outros concursos públicos. Ela formado em Letras, pelo Centro Universitário de Brasília.

Conhecedor do regimento, recebeu do ex-deputado Ulysses Guimarães — em razão das orientações precisas em plenário — o apelido de “Espírito Santo do Ouvido”.

Doutor Mozart teve atuação decisiva durante a Assembleia Nacional Constituinte. O servidor coordenou a comissão que deu a redação final à Constituição.

Ele se tornou popular entre parlamentares e servidores porque era muito acessível. Atendia a todos no gabinete que ocupava no prédio principal da Câmara dos Deputados.