Autoridades destacam a importância de Oeiras para a democracia

05/05/2015 11h42


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarThemístocles Filho discursa em Oeiras.(Imagem:Alepi)Themístocles Filho discursa em Oeiras.

O deputado estadual Wilson Brandão (PSB) abriu os discursos durante a sessão solene na tarde desta segunda-feira (4) pelos 180 anos da instalação da Assembleia Legislativa Provincial, na cidade de Oeiras, em 4 de maio de 1835.

“Queria agradecer a V. Exa. pela oportunidade de organizar esse evento importante para o Piauí. Há 180 anos, na Casa do Visconde, eram abertos os trabalhos de instalação da Assembleia Legislativa Provincial do Piauí, que começou bem antes, quando Miguel Sousa e Ovídio Lemos foram convidados para representar o Brasil em Portugal... Vale imaginar como era Oeiras naquele ano. Não havia energia, nem comunicação, vivia-se ainda o regime escravocrata e a grande maioria dos piauiense era analfabeta”,
lembrou Wilson Brandão, autor da proposição para a realização da sessão para entrega da Medalha do Mérito Legislativo 180 Anos de Instalação do Poder no Piauí.

Presidente da Câmara Municipal, vereador Naender Moura, foi o segundo orador a se pronunciar, quando lembrou a história do Legislativo no Piauí e agradeceu a presença dos deputados e demais autoridades naquele ato.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), destacou a importância do registro histórico dos 180 anos da primeira Assembleia Legislativa, instalada na província de Oeiras, em 4 de maio de 1835.

Themístocles disse de seu respeito pela democracia, ao lembrar que sua família sofreu a perseguição, com a invasão de sua residência pelo Exército durante regime militar, que também cassou o mandato do seu pai, Themístocles Sampaio.

“Honra-me presidir esse registro histórico para o Piauí, para Oeiras e para a democracia. E aqui registro oeirenses ilustres, como o governador Wellington Dias, o desembargador Raimundo Eufrasio, presidente do TRE-PI, desembargador Edvaldo Moura, ex-governador Wilson Martins, ex-deputado federal B.Sá, ex-deputados Juarez Tapey e Mauro Tapety, Luciano Nunes, Walmor Carvalho, O.G.Rego de Carvalho, Nogueira Tapety, deputado federal Assis Carvalho, meu avô Dr. Tarso e minha mãe Anatália, minhas tias que são de Oeiras, que foi capital do Piauí por 92 anos”,
destacou.

Agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo, o ex-governador Wilson Martins se disse honrado com a homenagem. “Sei da responsabilidade que é receber essa medalha. Foi em Oeiras que foi dado o grito de adesão, dado pelo brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba, marcando a adesão do Piauí à independência do Brasil. Estar aqui ao lado de tantos filhos ilustres de Oeiras, deputados, ex-deputados, que honraram seus mandatos. E por fim, quero saudar todas as mulheres, na pessoa da vice-governadora Margarete Coelho”.

Também medalhado, o governador Wellington Dias falou do prazer de estar de volta à Câmara Municipal de Oeiras, palco de grandes momentos da história política do Piauí. “Vivemos um momento delicado na economia e na política. Um momento desafiador, mas creio que como temos a democracia, vamos superar mais esse momento, olhando para uma fatia cada vez maior da população. Essa é uma oportunidade de conviver com as diferenças dos partidos, as diferentes idéias. O parlamento tem o papel de fazer as regras para a gente viver. Que a gente possa ter esse compromisso com a democracia, independente da situação dos nossos partidos. É a democracia que nos empurra para frente. É a cobrança, o confronto de idéias, que nos faz ter a certeza de que algo bom estar por vir”, concluiu.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook