Assembleia recebe pedido de autorização para viagem oficial do governador

10/07/2019 14h17


Fonte Alepi

Imagem: AlepiAssembleia recebe pedido de autorização para viagem oficial do governador(Imagem:Alepi)

O governador do Piauí, Wellington Dias, encaminhou à Assembleia Legislativa o pedido de autorização para se ausentar do país em viagem oficial à China, no período de 5 a 9 de agosto, quando vai visitar as cidades de Pequim e Xangai. Na China, Wellington Dias participa de uma série de conferências com gestores públicos e empresários.

Wellington Dias também enviou à Alepi o pedido de aprovação dos nomes de Osório Barbosa Teixeira Neto para membro titular do Conselho Estadual de Educação e de Luiz Moura Cordeiro de Araújo para diretor da Agência Reguladora de Serviços do Estado do Piauí (Agrespi).

A deputada Teresa Britto (PV) apresentou nesta quarta-feira (10), dez requerimentos a serem encaminhados às secretarias estaduais de Saúde e Educação pedindo melhorias para os dois setores. Para a Saúde, foram solicitados lâmpadas de foco cirúrgico de LED e uma ambulância avançada para o Hospital Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus.

Também requereu uma mesa de parto e uma ambulância avançada para o hospital João Pacheco Cavalcante, em Corrente e pediu a vistoria das instalações elétricas do mesmo hospital e a climatização das instalações, a aquisição de um aparelho de raio X e uma mesa de parto para a Unidade Mista de Saúde de Santa Filomena.

A deputada do PV pediu à Secretaria de Educação, a compra de freezer, computadores e impressoras para uma escola estadual em Santa Filomena, além da construção de um refeitório com a instalação de todos os equipamentos necessários.

Ao Departamento Nacional de Infraestutrura de Transportes, pediu o roço do acostamento da BR-135 na região Sul do Estado. A estrada é palco de muitos acidentes por causa da falta de visibilidade e pelo desnível entre o leito da via e o acostamento, que chega a 50 cm em alguns trechos.

O deputado Henrique Pires (MDB) requereu à reitoria da Universidade Estadual do Piauí, informações sobre o preenchimento dos requisitos para a aplicação do Exame Revalida para os médicos formados no exterior e o encaminhamento de expediente convidando o economista Bernardo Appi para discutir a PEC da reforma tributária que unifica os impostos cobrados no Brasil para uma audiência pública na Alepi sobre o tema.

Henrique Pires também pediu uma Moção de Louvor aos desembargadores federais da 1ª Região que corrigiram os recursos do Fundeb, mandando a União pagar R$ 1,5 bilhão ao Governo do Estado dop Piauí.

Já o deputado Gessivaldo Isaias (PR) pediu o encaminhamento de expediente à bancada federal pedindo empenho na manutenção dos direitos dos agentes de segurança garantidos constitucionalmente por ser uma profissão de risco. Ele também pediu a realização de uma sessão solene no dia 14 de agosto próximo em homenagem aos 42 anos da Igreja Universal do Reino de Deus.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB) comunicou aos deputados – após reunião com do líder do Governo, deputado Francisco Lima (PT) – que as emendas parlamentares não foram liberadas ainda porque muitas propostas não tem orçamento, cabendo a ele pedir à Secretaria de Planejamento o remanejamento das verbas e o encaminhamento ao governador Wellington Dias par a que este assine a ordem de serviço. “Se demora um pouco é porque aquele benefício não consta no orçamento”, disse.