Assembleia aprova acordo para indenização das vítimas de Algodões

14/12/2016 16h58


Fonte Alepi

Os deputados aprovaram hoje (14) em plenário a Mensagem do Governo do Estado que põe fim ao litígio entre as famílias vítimas da tragédia de rompimento da Barragem de Algodões através de um acordo. O processo AL 12046/16- do Poder executivo firma acordo para que as famílias retirem da Justiça todas ações coletivas e individuais contra o Estado pelas indenizações dos dados provocados pela tragédia ocorrida há 7 anos.

Imagem: AlepiClique para ampliarDeputado Marden Menezes (PSDB)(Imagem:Alepi)

O projeto aprovado pelos deputados foi acompanhando por uma comissão com procuradores do Estado e representantes das vítimas junto ao Governo e a Justiça. Pelos cálculos atuais, o Estado do Piauí teria que desembolsar 300 milhões para indenizar as vítimas, mas pelo acordo serão pagos em torno de R$ 60 milhões divididos em 30 parcelas. O deputado Marden Menezes (PSDB) que defendeu a luta das famílias de Algodões fez o encaminhamento da proposta em plenário em seu discurso o deputado agradeceu a luta das famílias.

“Hoje é um dia histórico para centenas de vítimas do rompimento de barragem de algodões são mais de sete anos lutando para a reparação dos direitos de famílias que perderam tudo que conquistaram em suas vidas, a reparação material do que foi perdido de certa forma acalenta o sofrimento das pessoas mas o mais grave de tudo foi a perda de referência”, afirmou Marden. O tucano lembrou também que a tragédia poderia ter sido evitada, mas que era importante o Governo do Estado ter a sensibilidade de firmar o acordo, “após muitas discussões com participação de todos desta casa, o Governo do Estado finalmente manda essa mensagem”,
acrescentou.

Tópicos: governo, vítimas, acordo