Aras e procuradores vão ao AM acompanhar desdobramentos do caso Dom e Bruno

19/06/2022 12h43


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
Aras e procuradores vão ao AM acompanhar desdobramentos do caso Dom e Bruno(Imagem:Reprodução)
O procurador-geral da República, Augusto Aras, e membros do Ministério Público Federal viajam a Tabatinga, no Amazonas, neste domingo (19). O grupo deve participar de reuniões sobre a insegurança na Amazônia e, também, acompanhar os desdobramentos do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.

A Polícia Federal já confirmou que os restos mortais colhidos em uma área de mata cerrada na terra indígena do Vale do Javari, no oeste do Amazonas, são de Dom Phillips. A análise sobre o material de Bruno Pereira ainda não foi divulgada.

Além de Aras, devem integrar a comitiva a coordenadora da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, Eliana Torelly; o coordenador da Câmara Criminal do Ministério Público Federal, Carlos Frederico, e o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena.

Segundo material divulgado pela PGR, o grupo quer "discutir medidas e ações de restruturação da atuação institucional na região amazônica, bem como ampliar a articulação do MPF com outros órgãos públicos com vistas ao combate à macrocriminalidade e ao enfrentamento de violações aos direitos indígenas, direitos humanos e outros crimes registrados na região".

Dom e Bruno estavam desaparecidos desde 5 de junho, enquanto faziam uma viagem na terra indígena do Vale do Javari (AM).

Três pessoas foram presas por envolvimento no crime (relembre abaixo). O material chegou para análise no Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília, na noite de quinta-feira (16).

Em nota divulgada nesta sexta, a PF também informou que as investigações apontam que não houve mandante ou organização criminosa envolvida no crime. Segundo o texto, a apuração continua e novas prisões podem ocorrer, mas o inquérito aponta "que os executores agiram sozinhos".


Tópicos: federal, bruno, direitos