Alepi cria medalha para homenagear pessoas defensoras da igualdade racial

16/04/2024 10h06


Fonte Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) promulgou o projeto que cria a Medalha do Mérito Legislativo Esperança Garcia, a qual será entregue a pessoas defensoras da igualdade racial. A proposta foi elaborada pelo deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) e promulgada no dia 3 de abril.

O parlamentar disse que a defesa da igualdade e de uma sociedade sem preconceito e mais inclusiva é uma de suas principais pautas.

“A Medalha Esperança Garcia homenageia homens e mulheres que lutam por uma sociedade piauiense sem preconceito, sem exclusão. Queremos que todos nós sejamos tratados de maneira igual, e que essas pessoas que lutam e trabalham por uma sociedade mais inclusa sejam reconhecidas e homenageadas”,
explicou.
Imagem: AlepiDr. Marcus Vinícius Kalume(Imagem:Alepi)Dr. Marcus Vinícius Kalume

Dr. Marcus Vinícius Kalume também elogiou a Alepi por ela estar atuando na defesa dos grupos minoritários.

“Nós temos visto que essas pautas estão cada vez mais presentes na Casa legislativa, no nosso dia a dia, como em relação às pessoas com autismo. A Casa assumindo esse papel, desde a presidência até os gabinetes, temos visto proposições de leis e indicativos que podem beneficiar toda a população piauiense nessa luta contra o preconceito e fazer uma sociedade mais inclusa”,
afirmou.

Esperança Garcia era uma mulher negra, escravizada, que viveu no século XVIII, e enviou uma carta ao governador da capitania do Piauí denunciando as situações de violência que ela e suas companheiras sofriam na fazenda Algodões. Em novembro de 2022, a Ordem dos Advogados do Brasil a reconheceu como a primeira advogada brasileira.

As Medalhas do Mérito Legislativo são destinadas a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que têm prestado serviços relevantes ao Piauí. Os homenageados recebem medalha e diploma em sessão realizada na Assembleia Legislativa.