Alepi aprova cotas para egressos do ensino público em concursos do Piauí

18/12/2014 09h41


Fonte G1 PI

Imagem: Gilcilene Araújo/G1Assembleia Legislativa do Piauí aprova cotas em concurso público.(Imagem:Gilcilene Araújo/G1)Assembleia Legislativa do Piauí aprova cotas em concurso público.

A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou um projeto de lei que propõe a criação de cotas para egressos de escolas públicas municipais, estaduais e federais em concursos públicos do Governo Estadual. Pela lei, os órgãos públicos devem reservar 20% das vagas para estudantes da rede pública de qualquer estado brasileiro. O projeto de lei segue agora para a sanção do governador do estado. O autor da projeto, deputado Edvaldo Moura (PTC), explica que a proposta visa valorizar o ensino púbico no estado.

“O sistema de cotas já existe nas Universidades Públicas e em alguns concursos públicos realizados no Brasil, logo se já existe uma lei onde eles podem ter acesso às universidades por que não estender isso aos concursos públicos no Piauí? Acredito que a lei seja uma maneira de valorizar a escola pública, porque consequentemente haverá uma melhora na qualidade do ensino público”,
justificou o parlamentar.

Professores de cursinhos preparatórios ressaltam que caso o governador sancione a lei, alguns concursos previstos para acontecer em 2015 já terão a norma em vigor. Entre os certames esperados estão Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Regional do Trabalho.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews