Alepi aprova convocação do gerente do INSS para esclarecer descontos na previdência
14/05/2025 09h33Fonte ClubeNews
Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews
Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí

Os deputados da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, durante a sessão plenária de terça-feira (13), a convocação do gerente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Piauí, William do Amaral Machado, e Flávio Chaib, presidente da PiauíPrev.
Os gestores deverão prestar esclarecimentos acerca dos descontos previdenciários de beneficiários de pelo menos nove cidades do Piauí: Ribeiro Gonçalves, Flores do Piauí, Patos do Piauí, Jacobina, Porto Alegre, Passagem Franca, Matias Olímpio, Antônio Almeida e São José do Peixe.
Autor do requerimento, o deputado estadual Henrique Pires (MDB) disse que a Alepi vai solicitar dados sobre os descontos indevidos e as modalidades de ressarcimento à população.
“Isso é para que a gente fique mais informado, tenha mais noção de tudo o que está acontecendo nesse maior escândalo da história do serviço público que atingiu os aposentados e pensionistas do Brasil”, justificou.
A estimativa é de que, entre 2019 e 2024, o prejuízo com a prática possa chegar a R$ 6,3 bilhões em todo o país. As investigações contribuíram para a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal.
“O crime continuado que começou em 2019 e perpetrou-se. Em 2023 ele começou a ser investigado e tivemos afastamento, prisões, arreto de bens de penhora. É importante que esta Casa fique por dentro do que está acontecendo”, completou.
Veja os pontos que serão debatidos na presença do gerente do INSS e do presidente da PiauíPrev:
– Esclarecer como os descontos foram autorizados ou não;
– Saber como atuaram as entidades envolvidas;
– Mapear a extensão do problema no estado;
– Entender formas de ressarcimento e proteção aos beneficiários.
Confira as últimas notícias sobre PolÃtica: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews