Alepi abre ano legislativo de 2021; governador cita "desorganização do governo federal" em mensagem

01/02/2021 12h52


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoAlepi abre ano legislativo de 2021; governador cita Alepi abre ano legislativo de 2021; governador cita "desorganização do governo federal" em mensagem.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) iniciou nesta segunda-feira (1º) o ano legislativo 2021. O governador Wellington Dias (PT) falou de forma virtual com os deputados, citando a superação dos desafios de 2020 e destacando a "falta de organização do governo federal" na pandemia como um problema a ser superado no enfrentamento à Covid.

“Tivemos de suportar a falta de organização do Governo Federal, que deixou os estados desassistidos em várias ocasiões. Para superar esta ausência e combater a pandemia, os governadores se uniram, buscando, ao longo da crise, uma articulação federativa para o enfrentamento e superação dos efeitos causados pela pandemia”, diz o texto.
Durante a leitura da mensagem o governador evitou falar o termo “Governo Federal”, mas a mensagem foi publicada na íntegra no balanço das atividades de 2020, lançado pelo Governo do Estado.

Presidente da Alepi destacou perdas familiares para a Covid

Além da participação virtual do governador, a abertura também teve a presença de representantes do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas do Estado. O presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (MDB), destacou a importância dos poderes executivo e legislativo se unirem para atender à população. Além disso, destacou o impacto da pandemia nos trabalhos da Alepi e na vida de todos os piauienses.

"Aqui [no Piauí] somos 30 deputados, temos 10 deputados federais e três senadores, além do governador, vice-governadora, prefeitos, vereadores. Temos que nos unir, superar nossas diferenças e buscar uma postura de maior presença no dia a dia daqueles que representamos", declarou o presidente.
Imagem: Andrê Nascimento/ G1 PIDeputado estadual Themístocles Filho foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.(Imagem:Andrê Nascimento/ G1 PI)Deputado estadual Themístocles Filho foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.

“É inevitável que eu inicie minha fala observando o início do ano passado, apontando um futuro promissor, cheio de projetos e obras em favor do Piauí. Mal sabíamos o que nos aguardava. Não podíamos prever que poucos dias depois daquela data festiva iríamos enfrentar dias desafiadores. Ainda são dias de muita dor e perdas irreparáveis. Se não com a família de todos, como foi com a minha, que perdi um genro ainda jovem e uma tia, basta olhar para o lado para encontrar alguém próximo a nós que perdeu um ente querido", declarou.

Mesa diretora

Themístocles deu posse à mesa diretora para o biênio 2021-2023 e destacou que o 4º vice-presidente, deputado B. Sá (Progressistas), renunciou ao cargo por continuar atuando como advogado. Segundo o deputado, o estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não permite que membros de mesa diretora continuem a atuar na advocacia. O deputado indicou a deputada Lucy Soares (Progressistas) para seu lugar. A substituição acontecerá após a posse. a

A mesa diretora ficou assim definida, inicialmente:
  • Themístocles Filho (MDB) - Presidente;
  • Flora Isabel (PT) - 1° Vice-Presidente;
  • Carlos Augusto (PL) - 2° Vice-Presidente;
  • Evaldo Gomes (SD) - 3° Vice-Presidente;
  • B. Sá (Progressistas) - 4° Vice-Presidente;
  • Júlio Arcoverde (PP) -1° Secretário;
  • Gustavo Neiva (PSB) - 2° Secretário;
  • Franzé Silva (PT) - 3° Secretário;
  • Oliveira Neto (Cidadania) - 4° Secretário.
Imagem: Catarina Costa/G1 PiauíSede da Assembleia Legislativa do Piauí Alepi.(Imagem:Catarina Costa/G1 Piauí)Sede da Assembleia Legislativa do Piauí Alepi.

Ainda de acordo com o presidente, 30 deputados estaduais já tiveram Covid-19, mas serão tomadas as devidas medidas para evitar novas contaminações. A partir da abertura, as sessões acontecerão de forma mista, presencial e virtual.

Desafios do estado

Em entrevista à TV Clube, a secretária estadual de Planejamento, Rejane Tavares, falou sobre a atuação do governo na aplicação de recursos para recuperação da economia e geração de empregos.

De acordo com a secretária, o setor de agricultura familiar foi um dos mais afetados pelas paralisações e restrições do primeiro semestre de 2020. Ela explicou ainda que o maior impacto econômico foi o grande registro de perda de empregos entre maio e junho.

“Em novembro, tivemos uma certa recuperação, mas sabemos que as consequências reais da pandemia a gente começa a viver agora em janeiro, quando não tem mais o auxílio emergencial e temos um aumento de pessoas desempregadas e desocupadas. Tivemos um crescimento do número de trabalhos informais, 88% de atividades sem CNPJ”, disse.

Segundo a secretária, os investimentos do governo para este ano partem da aprovação de uma operação de crédito que será aplicada na recuperação de rodovias, melhorando as condições logísticas para o desenvolvimento de atividades produtivas e na geração de empregos com a demanda de mão-de-obra.

Já em relação aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), a secretária apontou que estão sendo utilizados para reformas e construções de escolas, no intuito de otimizar a qualidade do ensino, além de gerar formas de trabalho.

“São essas possibilidades que o governo vem trabalhando, bem como a identificação de outras possibilidades de recursos externos que possam garantir atividades produtivas para o estado e, também, um trabalho de aprimoramento no processo de execução dos convênios federais”, disse.

A secretária disse ainda que a área da saúde foi o centro das atenções em 2020. Segundo ela, foram direcionados recursos de financiamento para auxiliar no aumento de leitos de UTI no período mais crítico da pandemia no Piauí.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica