Alepi abre Ano Legislativo com foco na assiduidade dos deputados no período eleitoral

06/02/2024 12h11


Fonte ClubeNews

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) retornou às atividades, na manhã dessa segunda-feira (5). A retomada das atividades do Poder Legislativo foi marcada pela inauguração do Plenarinho Deputado Prado Júnior e pela mensagem anual do governador Rafael Fonteles (PT-PI).

O presidente da Alepi, estadual Franzé Silva (PT), disse que o foco da Casa em 2024 é garantir o funcionamento pleno e o nível de produtividade parlamentar entre os dias de segunda e quarta-feira. Franzé Silva considerou que 2024 é ano eleitoral e, por isso, os deputados terão tempo para prestar apoio às suas bases no interior do estado.

“A nossa ideia é ter a concentração das ações da Assembleia, de segunda a quarta-feira, com as comissões técnicas e votações em plenário, para que a gente possa deixar flexível para os parlamentares a ida até as suas bases no interior do estado. O foco maior é criar um acerto entre deputados e deputadas para gente fazer a produtividade da Casa permanecer no nível que nós tivemos em 2023”, destacou.

Inauguração e reformas

O Plenarinho da Alepi passou por amplo processo de modernização, com a instalação de novas bancadas, equipamentos de som modernos e iluminação. O local, comumente utilizado para audiências públicas e atos políticos, abrigará as sessões ordinárias da Casa por cerca de 90 dias, enquanto o Plenário principal passa por reforma.

Após as intervenções, o próximo passo será a reestruturação dos gabinetes dos 30 deputados estaduais. Segundo Franzé Silva, a intenção é garantir conforme e modernidade no atendimento à população nos gabinetes.

“Entregamos hoje o Plenarinho para sociedade. Ele vai funcionar como local das sessões a partir de amanhã. Nós teremos o deslocamento do Plenário Waldemar Macedo para o nosso Plenarinho para que a gente liberar as ações de reforma. Será um plenário totalmente novo, moderno e com refrigeração”, disse.