A saída para crise política está na Alepi

25/02/2017 11h40


Fonte Cidadeverde.com

A foto de Wilson Filho mostra o governador Wellington Dias pensativo e concentrado como se buscasse uma saída para resolver o embaraço político criado com reforma administrativa. O governador deverá anunciar depois do carnaval, os ajustes administrativos para fazer a acomodação do PMDB e assim determinar e monitorar sua nova equipe.

E esta é a duvida: o que vai fazer Wellington Dias em relação a acomodação dos partidos da base aliada, em específico o PMDB? Dias está evitando falar em reforma, mas disse no evento do CEIR, que aconteceu na manhã desta sexta, que vai comunicar (primeiro) a imprensa quando tudo estiver resolvido, o que deve acontecer logo a após o carnaval.

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarGovernador Wellington Dias (PT)(Imagem:Cidadeverde.com)Governador Wellington Dias (PT)

Mas, um projeto de lei, dá um norte de como Dias poderá ter a saída para a crise a qual criou, ao voltar atrás na ideia de fazer a reforma. Ele encaminhou para Assembleia Legislativa, no último dia 23 de fevereiro, um projeto de lei que permite criar Coordenadorias de Programas e Investimentos Estratégicos do Estado. Na prática cria pequenas secretárias dentro das pastas já existentes.

O projeto estipula que as secretárias poderão ter as Coordenadorias, com autonomia orçamentária e administrativa, que neste primeiro momento foi proposta a criação de nove programas: 1- Gestão dos Recursos Hídricos, 2- Modernização e Qualificação de Empreendimentos Públicos, 3 - Infraestrutura Aeroportuária, 4 - Tecnologia e Inovação, 5 - Educação por Meio de Mediação Tecnológicas, 6 - Agronegócio e Cerrados, 7- Apoio a Piscicultura, 8 - Combate a Pobreza Rural e 9 - Mais vida com Cidadania para o Idoso.

A medida abre a possibilidade acomodar a base de Dias. O projeto cria nove cargos de Coordenação com o salário no valor de 80% de um secretário de Estado e nove cargos comissionados para a cada coordenação, com gratificações que variam do DAS 4 ao DAS 2. No total serão 81 cargos, neste caso, o que está pegando cargos de órgão e transferindo para as coordenações, sem gerar nova despesa para o Estado.

Tramitação

E este projeto deve começar a tramitar logo após o carnaval. O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB), garantiu que até quinta-feira dia 02 de março, após o Carnaval, as comissões técnicas estarão formadas. Os líderes dos partidos ou blocos vão indicar os nomes dos membros das comissões técnicas, que deverão começar a se reunir na terça-feira 28 de fevereiro.

Sobre a indefinição do líder do bloco PSDB/PDT, Themístocles Filho adiantou que as comissões técnicas serão formadas de acordo com a proporcionalidade e que as vagas destinadas ao bloco ficarão reservadas, cabendo a esse líder indicá-las, após o retorno dos trabalhos na casa, na quinta-feira.

Foram indicados líderes e vice-líderes: bloco PTB/PR/PTC: Liziê Coelho (PTB) e Dr. Hélio Oliveira (PR); bloco PRTB/PRB/PP: Fernando Monteiro (PRTB) e Júlio Arcoverde (PP); PT: deputados Cícero Magalhães e Aluísio Martins; e PMDB: João Madison (o vice-líder não foi escolhido) e PSB: Gutavo Neiva e Wilson Brandão.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: projeto, carnaval, cargos