Teresina e Parnaíba receberão as primeiras delegacias especializadas no combate a facções no Piauí,

05/11/2022 08h36


Fonte G1 PI

Imagem: Caroline OliveiraClique para ampliarProcurador do Estado, Chico Lucas, é indicado para Secretaria de Segurança do Piauí(Imagem:Caroline Oliveira)Procurador do Estado, Chico Lucas, é indicado para Secretaria de Segurança do Piauí

O jurista Chico Lucas, anunciado pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT) para assumir a Secretaria de Segurança do Piauí em 2023, anuciou que o combate às facções criminosas deve ser prioridade de sua gestão na pasta.

O futuro secretário de segurança anunciou a criação de nove delegacias especializadas no enfrentamento das facções criminosas. Segundo ele, serão quatro em Teresina e cinco no interior do estado. A ideia havia sido proposta no programa de governo de Rafael Fonteles para o governo do estado.

"Nós vamos começar logo pelos grandes centros, Teresina e Parnaíba, onde esse problema se mostra mais grave", disse Chico Lucas.

Novos policiais

Chico Lucas anunciou ainda que 4 mil policiais militares devem ser nomeados nos próximos 4 anos.

Os 1 mil primeiros novos policiais foram convocados a começar o curso de formação da PM no dia 26 de outubro. O curso deve começar em dezembro, e os policiais devem ser nomeados no segundo semestre de 2023.

"A governadora chamou 1 mil, e o curso de formação começa agora, no próximo ano Rafael nomeará. E ao longo dos próximos 4 anos, serão 4 mil novos PMs", disse.

Violência nos grandes centros

Sobre a presença da Polícia Civil no interior do estado, onde algumas delegacias são responsáveis por investigar os crimes ocorridos em mais de uma cidade, Chico Lucas disse que serão feitas avaliações para verificar onde deve haver expansão do contingente.

"A gente tem que avaliar. Porque o grande problema da criminalidade está concentrado nos grandes centros. Os recursos têm que ser alocados onde tem mais crimes. O estudo vai ser discutido com a sociedade. Vamos chamar autoridades, prefeitos, tudo vai ser debatido", disse.

Combate a assaltos

Chico Lucas comentou ainda que pretende investir em tecnologia para combater o roubo de celulares, que para ele, é uma forma de combater os assaltos.

"Hoje, o equipamento de valor que as pessoas carregam é o celular. Por isso, vamos combater o furto e roubo de celulares principalmente com tecnologia, já que são rastreáveis", disse.

O futuro secretário de segurança disse ainda que a secretaria deve buscar conscientizar a população contra a compra desses celulares roubados.

"Temos que parar com essa hipocrisia, porque se a gente não alimentar esse crime comprando produtos roubados, a gente não vai ter o criminoso lá na ponta. Então, todo mundo que estiver participando dessa cadeia criminosa vai ser responsabilizado".

Confira as últimas notícias sobre Polícia: florianonews.com/policia
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews