Suspeito de atirar e matar estudante de direito durante tentativa de assalto é preso em Teresina

19/03/2023 11h28


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarSuspeito de atirar e matar estudante de direito durante tentativa de assalto é preso em Teresina(Imagem:Divulgação)Suspeito de atirar e matar estudante de direito durante tentativa de assalto é preso em Teresina

O suspeito de atirar e matar o estudante de direito João Pedro Lima Teixeira, de 22 anos, foi preso na tarde deste sábado (18), em Teresina. Dois suspeitos de facilitar a fuga dos autores do crime também foram presos. A vítima morreu após ser atingida com um tiro no pescoço durante tentativa de assalto.

Foi preso Victor Daniel Moraes Silva, 20 anos, no Vale Quem Tem, na Zona Leste da capital, suspeito de ser autor do disparo. Desde 2020, o preso possui oito passagens pela polícia pelos crimes de roubo, receptação, porte ilegal de armas e latrocínio.

O segundo preso foi Anderson Monteiro Silva, 21 anos, é suspeito de ser o receptador dos objetos roubados, que estavam de posse da dupla que matou o estudante.

O terceiro envolvido Ronald Frota Oliveira , suspeito de apoio a dupla, facilitou a fuga dos indivíduos após a execução. Segundo a polícia, foram apreendidos celulares roubados de várias vítimas e armas de fogo.

"Ontem ainda foi possível as diligências do caso, identificamos os autores do crime e fomos a casa Victor. A namorada dele foi conduzida e pego o depoimento dela na Central de Flagrantes. Identificamos também o suspeito que deu apoio e o receptador. Foi apreendida com a arma de fogo utilizada no latrocínio. Eles passaram um dia de crimes fazendo assaltos e roubos", informou o coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da Polícia Militar do Piauí.

A polícia continua as buscas localizar o piloto da moto, identificado como Daniel de Sousa Barbosa, 27 anos, que estava preso no Presídio José Ribamar Leite e atualmente estava em liberdade condicional.

O coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, confirmou que a intenção dos assaltantes era roubar a moto do estudante.

A vítima teria negado a entregar a moto e acelerou, quando foi baleada e caiu. A câmera de segurança registrou o momento da ação. (Assista o vídeo acima)

De acordo o delegado, o suspeito que atirou estava na garupa da moto e com a arma em punho. Ele e o seu comparsa tentaram assaltar o estudante na Rua Neblina, na Vila Samaritana, Zona Leste da capital.

"Era a terceira tentativa de assalto deles na região, por isso o criminoso vinha com a arma em punho e atirou na menor reação da vítima", contou.

"Covarde", diz pai sobre assassino do filho

"Quantas vezes eu andando em Teresina, vejo essa cena acontecendo? Mas você nunca imagina passar por isso", disse o empresário Edson Teixeira dos Santos sobre o assassinato do filho, o estudante de direito João Pedro Lima Teixeira, de 22 anos.

Ao g1, Edson contou que trabalhava com o filho em uma empresa de cosméticos no bairro Satélite. Segundo o pai, João Pedro estava a caminho de um salão de beleza no bairro Renascença, onde faria uma entrega, quando foi surpreendido por dois assaltantes. Ele reagiu à tentativa de assalto e foi baleado.

"Eu liguei pra ele ir fazer uma entrega, ele disse pai, não vou passar o pedido para o computador, porque vai chover e vou rápido, pra voltar antes da chuva. Parece que os infelizes estavam esperando meu filho sair. Atiraram no pescoço, talvez ele nem sentiu a dor da morte, eu espero que ele não tenha sentido. Um dia vamos nos encontrar na eternidade e ele vai falar se doeu ou não. Na gente tá doendo muito. Muito", lamentou o pai.

João Pedro estava prestes a concluir o curso de direito em uma faculdade particular da capital e completaria 23 anos na próxima terça-feira (23). O pai definiu o jovem como carinhoso e prestativo.

“Saibam que a pessoa que matou esse rapaz, matou um ser humano muito bom. Você foi muito covarde. Muito covarde de ter levado a vida de uma pessoa tão boa. Você que matou meu filho, você um dia vai pagar na lei de Deus. Você fez muito mal a muita gente, cara. Você sozinho machucou muita gente, porque você tá tirando uma pessoa boa de cima da Terra. Você não matou um qualquer, uma pessoa que faz mal aos outros. É um cara que buscava ajudar as pessoas”, disse.

Relembre o caso

O estudante de direito João Pedro Lima Teixeira, de 22 anos, foi assassinado com um disparo de arma de fogo, na tarde desta sexta-feira (17), após reagir a uma tentativa de assalto em Teresina. O crime ocorreu na Vila Samaritana, bairro Satélite, Zona Leste da capital, por volta das 17h. Os criminosos fugiram em seguida.

Testemunhas informaram aos policiais que a vítima estava em uma motocicleta quando foi abordada por dois homens. Eles tentaram roubar o veículo de João Pedro, que reagiu e foi baleado no pescoço.

"Preliminarmente, temos um caso de latrocínio. Dois indivíduos em uma moto, de capacete, chegaram e abordaram esse cidadão. Um cidadão de bem, pelo que foi apurado. Eles tentaram tomar a moto dele, que teve um esboço de reação e acabou por resultar nisso. A Polícia Militar está empenhada, em diligências e com certeza os criminosos serão localizados" , informou o sargento Edivaldo, do 5° Batalhão da Polícia Militar.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estudante, assalto, suspeito