Homem com HIV é preso suspeito de estuprar crianças em casa onde foi acolhido para tratamento no PI

06/03/2023 15h17


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoDelegacia de Altos, no Piauí(Imagem:Divulgação)Delegacia de Altos, no Piauí

Um homem foi preso, nesta segunda-feira (6), suspeito de estuprar duas crianças, de 8 e 9 anos, filhos de uma família que o ajudava, o acolhendo em casa. O suspeito é uma pessoa que vive com HIV. Ele não teve o nome divulgado, para que as vítimas não fossem expostas.

Segundo a delegada Eliane Morgado, da delegacia de Altos, o homem era amigo dos pais das duas vítimas. No passado, ele foi acolhido na casa da família das crianças, que o ajudava com o tratamento contra o HIV, o levando em clínicas e hospitais.

A investigação apontou que ele se aproveitava da ausência dos pais e outras pessoas da família para abusar das crianças quando ficava sozinho com elas.

"Não bastasse a gravidade concreta desse delito e a pouca idade das vítimas, o acusado não se importava em colocá-las em risco de contágio de moléstia venérea", disse a delegada Eliane.

Pessoa com HIV

O Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV) é um tipo de retrovírus que ataca as células do sistema imunológico, responsável pela defesa do corpo contra organismos invasores, como bactérias, fungos e, claro, os vírus. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, conhecida como Aids, é a manifestação sintomática do HIV e, portanto, só aparece quando ele não é controlado.

Qualquer pessoa que tenha tido uma relação sexual sem camisinha pode ter contraído o vírus HIV, "não importa idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião", explicou o Ministério da Saúde. Não há informações sobre em que estágio do tratamento contra HIV o suspeito estava, e se o vírus era transmissível quando ele cometeu o crime contra as crianças.

Somente quando o vírus HIV não é tratado a pessoa infectada desenvolve a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), que é provocada pela queda da capacidade de combate do sistema imunológico. As principais doenças associadas à Aids são respiratórias, como a pneumonia e a tuberculose, além de insuficiência renal, doenças cardíacas, tumores e cânceres.

É possível que a pessoa carregue o HIV, mas não o transmita. Isso ocorre quando a pessoa portadora do HIV chega a um ponto do tratamento em que a carga viral fica próxima de zero. Na prática, isso significa que a quantidade de vírus no sangue é tão baixa que ele fica "indetectável".

Confira as últimas notícias sobre Polícia: florianonews.com/policia
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews