Ex-prefeito Felipe Santolia é condenado a dez anos de prisão

26/06/2021 14h23


Fonte meionorte.com

Imagem: ReproduçãoEx-prefeito Felipe Santolia é condenado a dez anos de prisão(Imagem:Reprodução)Ex-prefeito Felipe Santolia é condenado a dez anos de prisão

O ex-prefeito da cidade de Esperantina, Felipe Santolia, preso na última quarta-feira (23), na cidade de Caraguatatuba em uma operação realizada pela Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE), foi novamente condenado pela Justiça.

O juiz da 2ª Vara da Comarca de Esperantina, Arilton Rosal Falcão Júnior, condenou o ex-gestor a 10 anos de reclusão pelos crimes de uso de documento falso e peculato.

Segundo a denúncia, a prefeitura de Esperantina sofreu graves desvios de dinheiro público nos últimos meses de 2007. Na mesma ação, o juiz condenou a oito anos de prisão o ex-secretário de Finanças, Geraldo Vieira Diniz.

De acordo com a denúncia, tanto Felipe Santolia como Geraldo Diniz demonstravam total desprezo pela coisa pública “não havendo como negar o dolo e a vontade criminosa pois forjavam notas fiscais e as utilizavam para dar uma aparência de legalidade nas despesas da prefeitura municipal em total descaso com o bem público”.

A PRISÃO

Em diligências na noite de quarta-feira, 23 de junho, o ex-prefeito do município de Esperantina, Felipe Santolia, foi preso em Guaratinguetá, São Paulo.

O ex-gestor municipal é condenado em várias ações, com sentença transitada em julgado, Santolia estava foragido da Justiça do Piauí há pouco mais de dois anos. Santolia deixou a barba e seus cabelos crescerem, o que o deixou com livre movimentação pelo município paulista.

Abordado, Felipe Santolia tentou se esquivar da prisão apresentando documento falso, com dados de uma terceira pessoa, oriundo do Estado de Minas Gerais, ostentando sua fotografia, acrescentando ser primo de Felipe Santolia e continuou a negar sua real identidade.

O capturado foi transportado à sede da Divisão de Capturas para realização dos procedimentos de Polícia Judiciária e será recolhido a estabelecimento prisional onde permanecerá à disposição da Justiça.

Veja mais notícias sobre Polícia, clique em florianonews.com/policia