Dez presos fogem da antiga Casa de Custódia em Teresina

05/04/2022 16h05


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoCasa de Custódia em Teresina(Imagem:Divulgação)Casa de Custódia em Teresina

Dez presos fugiram, na madrugada desta terça-feira (5), da Penitenciária Professor José Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia de Teresina, no Bairro Santo Antônio, Zona Sul da capital. A informação foi confirmada pela Secretaria de Justiça (Sejus), mas os detalhes da ocorrência ainda não foram divulgados.

Procurada pelo g1, a Sejus informou, por nota, que vai apurar o ocorrido e que as forças de segurança do estado estão em diligências para recapturar os presos. Leia o comunicado na íntegra ao fim da reportagem.

A secretaria também divulgou fotos e os nomes dos presos foragidos caso alguém possa ter informações sobre o paradeiro deles, veja abaixo:

Imagem: DivulgaçãoDez presos fogem da antiga Casa de Custódia em Teresina(Imagem:Divulgação)Dez presos fogem da antiga Casa de Custódia em Teresina

O Sindicato dos agentes penitenciários (Sinpoljuspi) informou que os presos estavam em uma cela no pavilhão I e conseguiram serrar as grades de cima da cela.

"Pelo que nos informaram, por volta das 4h em uma das rondas de rotina, os policiais penais encontraram a teresa [corda improvisada com lençóis e roupas], quando já havia acontecido a fuga", afirmou Vilobaldo Carvalho, presidente do Sinpoljuspi.

Segundo Vilobaldo, há falta de profissionais para garantir a segurança da unidade, que está em superlotação, além de problemas estruturais que também prejudicam a manutenção da ordem.

"A máquina de raio-X que é para vistoriar os pertences de visitantes, que levam materiais para os presos, está quebrada há um tempo. O sistema de monitoramento interno e a cerca elétrica que poderiam ajudar também não estão funcionando", pontuou.

Leia a íntegra da nota da Sejus:

A Gerência da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, em Teresina, informa que, na madrugada desta terça-feira (5), 10 presos fugiram do pavilhão I da unidade penal. Os foragidos são: Luiz André Evangelista de Santana, Wesley Vieira de Castro, Alesson Monteiro de Sena, Carlos Acácio Freitas dos Santos, José Danilo Oliveira Silva, Nilton César Silva Aguiar, Claudiano Sousa Santos, Francisco Assis de Sousa, Francisco Daniel de Sousa Martins e Adriano de Sousa Moura.

A Sejus ressalta que a unidade está há mais de dois anos sem a entrada de qualquer material ilícito em suas dependências como droga e celular, graças aos protocolos de segurança adotados no local e, também, estava há mais de 1 ano sem registro de fuga no local. A Sejus irá apurar o ocorrido desta madrugada e informa também que as forças de segurança do Estado já estão em diligências para as recapturas dos presos.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: presos, seguran?a, sejus