Vacinação para profissionais da saúde gera fila de espera e aglomeração em Picos

12/02/2021 12h19


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/Antonio Rocha Tv ClubeVacinação na cidade de Picos provoca aglomeração entre os profissionais de saúde.(Imagem:Divulgação/Antonio Rocha Tv Clube)Vacinação na cidade de Picos provoca aglomeração entre os profissionais de saúde.

A vacinação de profissionais de saúde contra a Covid-19 gerou aglomeração e confusão em um posto de saúde na cidade de Picos, há 322 km de Teresina. A aplicação de 150 doses foi agendada para esta quinta-feira (11) em um único posto de saúde, o que gerou filas na porta do local.

A coordenadora imunização de Picos, Mariana Fontes, explica por que somente um local foi escolhido para realizar a imunização dos profissionais. Para os profissionais, era necessário que as doses fossem aplicadas em mais de um posto de saúde.

“Como nós recebemos apenas 150 doses para distribuir aos profissionais, e para que não fosse colocado uma pequena quantidade de doses em cada posto e tivesse que mudar a rotina do local, decidimos concentrar tudo em uma unidade”, disse.

A distribuição de senhas começou a partir das 13h, mas às 7h os profissionais já se encontravam no local, o que gerou aglomeração. A Polícia Militar foi acionada para reforçar a segurança.

A técnica de enfermagem Socorro Vale, explica que muitas pessoas estavam guardando lugar na fila e que uma lista teria sido gerada no processo de espera.

“Quando eu cheguei, tinha uma multidão e as pessoas estavam falando que já tinha acabado, e que tinha uma lista com o nome de 70 pessoas. Quando começou a distribuição, tivemos que ficar na fila para aguardar a senha. O que aconteceu hoje foi uma aglomeração irresponsável”, explicou.

Quanto à aglomeração que aconteceu durante a espera, coordenadora imunização disse que na segunda fase de vacinação, as doses não serão mais aplicadas em postos de saúde. “Quando formos aplicar a segunda dose, vai ser em um ambiente maior e mais espaçoso para não atrapalhar a rotina dos postos de saúde”, pontou. 

Confira as últimas notícias sobre Picos: florianonews.com/picos
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews