PRF apreende madeira ilegal apresentada com documentação falsa no Piauí

12/06/2019 14h28


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/PRFPRF apreende madeira ilegal e acredita que Piauí tem sido usado como rota para crime ambiental.(Imagem:Divulgação/PRF)PRF apreende madeira ilegal e acredita que Piauí tem sido usado como rota para crime ambiental.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 42 m³ de madeira ilegal na madrugada desta quarta-feira (12), no KM 294 da BR-316, no município de Picos, no Sul do Piauí. Segundo a PRF, o motorista apresentou documentação falsa sobre a origem da carga e, diante de mais um flagrante, a PRF acredita que Piauí vinha sendo usado como rota para este tipo de crime ambiental.

Segundo o órgão, o número de apreensões vem crescendo nos últimos anos, sendo 911,58m³ em 2017, 1.267,33m³ em 2018 e somente em 2019, já totaliza 361,07 m³.

Segundos os agentes que estavam de plantão e atenderam as ocorrências, ao ser questionado sobre a origem da carga, o condutor do veículo falou que a madeira serrada seria oriunda da cidade de Uruará no Pará.

O motorista apresentou documentação ambiental da carga, uma Declaração de Corte e Colheita (DCC) e um Cadastro Ambiental Rural (CAR), afirmando que a madeira seria oriunda de uma reflorestamento.

No entanto, os documentos foram emitidos por uma fazenda que é alvo de um parecer técnico do IBAMA que afirma não haver atividade de reflorestamento nela, com isso, a PRF constatou então que a documentação apresentada pelo condutor seria falsa, tendo sido emitida para enganar a fiscalização.

O veículo e A madeira se encontram à disposição do IBAMA.

Confira as últimas notícias sobre Picos: florianonews.com/picos
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ambiental, madeira, carga