Polícia Federal deflagra Operação Neoplasia e prende três suspeitos de fraude previdenciária

06/10/2021 09h33


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAlém da prisão, a Justiça determinou o bloqueio judicial das contas bancárias dos três envolvidos nas fraudes. Os suspeitos também tiveram os veículos apreendidos.  Os investigados(Imagem:Reprodução)

 A Polícia Federal no Piauí (PF-PI) deflagrou na manhã desta quarta-feira (6) a Operação Neoplasia e prendeu três pessoas suspeitas de participação em organização criminosa responsável pela realização de crimes previdenciários na região de Picos, distante 313 km de Teresina. Até o momento, a estimativa é de que o grupo tenha gerado um prejuízo de mais de R$ 230 mil ao INSS.

Segundo a PF, a organização criminosa é especializada na realização de fraudes, por meio da falsificação de exames e laudos médicos de hospitais, para obtenção de benefícios previdenciários relacionados ao auxílio-doença.

Foram cumpridos seis mandados judiciais, sendo três mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária. Todos os mandados expedidos pelo juízo da 1ª Vara Federal de Teresina foram cumpridos no município de Picos.

“No decorrer das investigações já foram identificados 190 benefícios atrelados à organização criminosa, dos quais já se constatou a fraude em 38 deles, causando, até o momento, um prejuízo efetivo ao INSS superior a R$ 230 mil”, informou a PF.

Além da prisão, a Justiça determinou o bloqueio judicial das contas bancárias dos três envolvidos nas fraudes. Os suspeitos também tiveram os veículos apreendidos.

Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato majorado, falsidade Ideológica e uso de documento falso.

A ação teve a participação de 15 policiais federais e recebeu o nome de Neoplasia, pois nos falsos laudos médicos, a maioria dos casos atestavam que eram portadores de doenças neoplásicas (câncer), para fins de recebimento de benefícios previdenciários.


Veja mais notícias sobre Picos, clique em florianonews.com/picos

Tópicos: picos, criminosa, mandados