Idoso não vacinado é internado com suspeita de infecção pela variante Delta em Picos

09/09/2021 14h07


Fonte G1 PI

Imagem: Antônio RochaHospital Justino Luz, em Picos(Imagem:Antônio Rocha)Hospital Justino Luz, em Picos

Um idoso de 72 anos, não vacinado, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, no Sul do Piauí, com Covid-19. A Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi) investiga se o paciente foi infectado pela variante Delta. Ele está internado desde o dia 4 de setembro.

A suspeita ocorreu depois que a Sesapi soube que o idoso fez uma viagem para São Paulo entre os dias 12 e 24 de agosto, em um ônibus clandestino.

“No dia 26 de agosto ele apresentou os primeiros sintomas da doença, porém só procurou o hospital no dia três de setembro, onde se encontra internado na UTI. Sabendo que ele era oriundo de uma cidade que há circulação alta da variante Delta, solicitamos a unidade de saúde amostras para realização do sequenciamento genético”, explicou a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.

A amostra para sequenciamento genético do paciente será enviada para a FioCruz, no Rio de Janeiro, para a detecção de qual cepa o homem foi infectado.

“Como ele apresentou uma carga viral abaixo de 25, fizemos a solicitação de sequenciamento para a FioCruz e estamos preparando o material para envio”, disse a coordenadora de Epidemiologia.

As equipes de vigilância em saúde estão com dificuldades em identificar os demais passageiros no ônibus, já que a viagem era clandestina. E pedem que eles entrem em contato com as secretarias de saúde dos seus municípios para serem monitoradas.

Ônibus clandestino

“Pedimos às pessoas que estavam neste ônibus, que procurem as secretarias de seus municípios, para que possamos fazer o monitoramento de todos os contatos. Nós estamos trabalhando em conjunto com a secretaria de Saúde de Picos, para encontrar a empresa de transporte e tentar localizar o maior número de passageiros possível”, lembrou Amélia Costa.

Além de ser idoso e não ter tomado nenhuma dose das vacinas contra Covid-19, o homem também possui doença cardíaca crônica.

“Nós já estamos com a vacinação avançada para faixas mais jovens em nosso estado, porém este paciente não tomou a vacina o que agravou seu quadro clínico, além da comorbidade que possuí. Por isso alertamos para a necessidade da vacinação e da continuidade dos demais cuidados, como o uso de máscara, não aglomeração, que estão sendo negligenciados por muitas pessoas”, ressaltou Amélia Costa.

Até o momento, o Piauí não registrou casos de variante Delta. Ainda no mês de agosto, um paciente internado em Teresina, também oriundo de São Paulo com Covid-19, foi considerado um caso suspeito da cepa, mas exames descartaram a possibilidade.

Tópicos: paciente, idoso, variante