Idoso com suspeita de infecção pela variante Delta morre em Picos, no Sul do Piauí

13/09/2021 14h01


Fonte G1 PI

Imagem: Antônio RochaHospital Regional Justino Luz, em Picos(Imagem:Antônio Rocha)Hospital Regional Justino Luz, em Picos

O idoso de 71 anos, suspeito de infecção pela variante Delta, morreu na noite de sábado (11), em decorrência de complicações da Covid-19. O homem estava internado desde o dia 4 de setembro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, no Sul do Piauí.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o idoso fez uma viagem para São Paulo, cidade em que há confirmação de alta circulação da variante Delta, entre os dias 12 e 24 de agosto.

A Sesapi busca, então, por pessoas que tiveram contato com o homem para monitorar novos possíveis casos. E pedem que elas entrem em contato com as secretarias de saúde dos seus municípios para serem monitoradas. O ônibus de viagem, que era clandestino, já foi identificado.

“Nosso intuito em encontrar esses passageiros não é punitivo e sim rastrear os possíveis contatos, que passaram dias com o homem, que veio a falecer por causa da Covid-19. E precisamos fazer o monitoramento por questão de controle da doença”, informou a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.
Ainda conforme a Sesapi, a amostra para sequenciamento genético do paciente será enviada esta semana para a FioCruz de Recife, para a detecção de por qual cepa o homem foi infectado. O resultado deve ser liberado em até 45 dias.

O homem, que não tomou nenhuma dose das vacinas contra Covid-19, fazia parte do grupo considerado de risco da doença, além de ser idoso, ele possui doença cardíaca crônica.

“Alertamos para a necessidade da vacinação e da continuidade dos demais cuidados, como o uso de máscara, não aglomeração, que estão sendo negligenciados por muitas pessoas”, completou Amélia Costa.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: sesapi, idoso, covid