Chuva de quase 10 horas derruba casas e deixa desabrigados em Picos

22/01/2016 08h17


Fonte G1 PI

A chuva que durou quase 10 horas provocou o desabamento de casas e deslizamento de terra, nesta sexta-feira (21), na cidade de Picos, a 310 km ao Sul de Teresina. Segundo a Defesa Civil, os bairros mais atingidos foram Morada do Sol, Cidade de Deus, Paroquial e DNER. Não houve registro de feridos.

Imagem: Silvani Lima/ Arquivo PessoalClique para ampliarFamílias ficaram desabrigadas após casa desabar.(Imagem:Silvani Lima/ Arquivo Pessoal)Famílias ficaram desabrigadas após casa desabar.

Em uma das casas que desabou no Bairro Morada do Sol moravam cinco pessoas, entre elas três crianças. Por sorte um dos moradores relatou que conseguiu sair e retirar todos a tempo.

“Foi tudo muito rápido. Ouvi um barulho muito forte do morro desmoronando e só deu tempo mesmo de retirar meus filho e minha esposa. Por sorte conseguimos sair sem ninguém se ferir. Estou triste por não conseguir retirar meus móveis, mas feliz por estar com minha família”,
disse o proprietário de uma das casas que preferiu não se identificar.

De acordo com Eugênio Lopes, diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a chuva teve intensidade moderada e ultrapassou os 50 milímetros.

“No mês de janeiro já foram registradas chuvas que somam um volume de água estimado em 265 milímetros, ou seja, esse número ultrapassa o mesmo período do ano passado”, disse.

O especialista disse ainda que a previsão para os próximos dias é de mais chuvas.

“Nesse mês de janeiro, o volume de chuva registrado já se aproxima de todas as precipitações pluviométricas registradas em 2015, que somaram 383 milímetros. Nós temos indicativos de mais chuvas para os próximos dias”, relatou Eugênio.

Imagem: Samuel Almondes/Arquivo PessoalCasa desabou após temporal em Picos.(Imagem:Samuel Almondes/Arquivo Pessoal)Casa desabou após temporal em Picos.

Em entrevista ao G1, o coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, destacou que equipes do órgão estão monitorando os locais de risco, averiguar a gravidade do problema e buscar medidas de solucioná-los.

“Estamos fazendo um levantamento dos locais de risco e, caso seja necessário, iremos retirar todas as famílias desses locais e levaremos a um abrigo. Além disso, o órgão está fazendo o que for necessário para auxiliar todas as pessoas afetadas”, afirmou.

Tópicos: chuva, casas, locais