ZPE PiauÃ: polo de desenvolvimento industrial com benefÃcios e desburocratização para empresas
30/08/2025 12h34Fonte Governo do PiauÃ
No cenário brasileiro, apenas quatro Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) estão em operação, e uma delas está estrategicamente localizada no Piauí, em Parnaíba. A ZPE Piauí representa uma oportunidade única para empresas que desejam atuar no mercado global, oferecendo uma infraestrutura robusta e uma série de incentivos fiscais, cambiais e administrativos, garantidos por lei, que prometem transformar o futuro industrial do estado.A ZPE Piauí é uma área projetada especialmente para receber empresas voltadas à exportação, com o objetivo de fortalecer a economia local por meio da atração de investimentos e geração de empregos. A principal vantagem de se instalar é a desoneração do CAPEX ( Capital Expenditure), que são as despesas de capital de uma empresa para adquirir, melhorar ou manter ativos físicos de longo prazo, como imóveis, equipamentos e instalações.
Outras vantagens incluem a isenção de tributos federais por até 20 anos, com possibilidade de prorrogação; a permissão para manter 100% das divisas no exterior; a segurança jurídica garantida aos investidores; e o apoio direto da Investe Piauí, que simplifica a instalação e operação de empresas, reforçando o compromisso com a desburocratização.
“A ZPE é mais do que um polo industrial, é uma estratégia que conecta o Piauí ao mercado global, promovendo desenvolvimento com impacto local. Estamos prontos para receber empresas que queiram crescer e exportar com estratégia, aproveitando uma estrutura que oferece segurança jurídica e benefícios fiscais incomparáveis”, afirma o presidente da ZPE Piauí, Álvaro Noleto.
O local já atraiu grandes empresas como a MBF Fertilizantes, grupo Arrey Food e Delta Brasilian Starch, que vão contribuir para a geração de empregos e a produção industrial na região, além de fortalecer as exportações diretas pelo litoral do estado.
Imagem: Divulgação
A ZPE é uma área projetada para receber empresas voltadas à exportação, fortalecendo a economia, novos investimentos e a geração de empregos.

No setor de energia limpa, a ZPE se destaca com dois grandes projetos, o da empresa Solatio, que investirá R$ 27 bilhões na produção de hidrogênio e amônia verdes, gerando mais de 2.700 empregos; e o Green Energy Park, com previsão de investimentos é de 4,8 bilhões de euros na primeira fase do projeto.
Para as empresas que optam por se instalar na ZPE Piauí, a legislação permite que as companhias usufruam de benefícios logísticos, fiscais e administrativos, facilitando a entrada e saída dos produtos e a operação no complexo industrial, além do suporte institucional essencial para o sucesso dos negócios.
Para Álvaro Noleto, a ZPE Piauí é, portanto, uma aposta sólida em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, com uma estrutura moderna, parcerias estratégicas e uma legislação favorável.
“O estado posiciona-se como um polo de atração para investimentos nacional e internacional, conectando seus recursos e potencial produtivo ao mundo. A ZPE Piauí não é apenas uma área industrial, mas um caminho para um futuro promissor e globalizado”, finaliza.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews