Wilson garante apoio da Embaixada Espanhola para intercâmbio

27/02/2013 14h55


Fonte Portal do Governo do Estado do Piauí

O governador Wilson Martins reuniu-se com o embaixador da Espanha, Manuel de la Cámara Hermoso, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (27), para buscar parceria quanto ao Projeto de Intercâmbio do Governo do Estado do Piauí. Manuel Hermoso garantiu apoio tanto na preparação dos alunos durante curso intensivo quanto no intercâmbio para países de língua espanhola.

O objetivo é ofertar, para estudantes do Ensino Médio na rede pública estadual, de forma gratuita, curso intensivo de inglês e espanhol, seguido da possibilidade de intercâmbio internacional em países de língua inglesa e espanhola.

O projeto de intercâmbio contempla o atendimento já a partir de junho deste ano. Serão 1.500 alunos nos cursos intensivos de Inglês e Espanhol e 120 no intercâmbio. O projeto será custeado pelo Tesouro Estadual, com investimento anual de aproximadamente R$ 6 milhões. A ideia é favorecer o domínio de uma segunda língua, agregando valor ao seu perfil profissional, tornando-o mais preparado para atuar num mercado de trabalho cada vez mais globalizado e competitivo.

Manuel Hermoso disse que encaminhará o projeto nacional Instituto Cervantes, que visa promover o ensino da língua espanhola, para participar do processo de preparação dos professores de Espanhol do Estado do Piauí, para organizar o programa de ensino e citou, como referência, um programa bilíngue executado em Minas Gerais. "Em Belo Horizonte, temos uma escola que tem um acordo com o ministro de Educação espanhol, para ensino de cultura espanhola para a escola. Os alunos se formam com dois títulos: língua portuguesa e espanhola. É um programa bilíngue. Podemos identificar para organizar um acordo aos moldes do que temos lá", explicou o embaixador.

Manuel Hermoso intermediará a visita dos piauienses na Espanha e facilitará todo o processo. Nos próximos dias uma comitiva de espanhóis deve vir ao Piauí para facilitar todo esse processo na área da educação, além de tratar de temas como energias renováveis, incluindo o gerenciamento de resíduos sólidos.

"Conseguimos o apoio do Governo Espanhol através da sua embaixada para nossos alunos que farão intercâmbio. Esse convênio é importante, porque nos ajuda a criar a cultura do ensino de línguas na rede pública de ensino, premiando os alunos mais esforçados e os que mais se destacarem", comemorou o governador.

Wilson Martins esteve acompanhado do secretário da Educação e Cultura do Estado do Piauí, Átila Lira, que, enquanto deputado, fez o projeto de lei que torna obrigatório o ensino de Espanhol nas escolas do país.

Metodologia de Ensino

Os alunos que participarão do curso intensivo terão aulas todos os dias da semana, no contraturno do ensino regular, durante seis meses. Segundo Ivanilde Castro, gestora do projeto, será aberto edital de seleção dos alunos que participarão do curso intensivo a ser realizado em todas as Gerências Regionais de Educação (GREs), a partir de junho. “A seleção será feita entre alunos do primeiro ano do Ensino Médio que cursaram o ano anterior na rede estadual e têm média acima de 8,0 em português e matemática”, explica a professora.

Os inscritos terão seu histórico escolar avaliado por comissões instituídas por cada GRE. Já os alunos que farão o intercâmbio serão escolhidos a partir de seu desempenho no curso intensivo de línguas e do resultado em uma prova de proficiência. Os alunos poderão estudar, na modalidade "High School", em países como Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Espanha, Argentina e Chile, com duração de um semestre letivo, supervisionados e custeados totalmente pelo Governo Estadual.