Wellington Dias passa presidência do Consórcio NE para Paulo Câmara

18/01/2022 15h26


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoWellington Dias passa presidência do Consórcio NE para Paulo Câmara(Imagem:Divulgação)Wellington Dias passa presidência do Consórcio NE para Paulo Câmara

Nesta terça-feira (18), o governador Wellington Dias passou a presidência do Consórcio Nordeste ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara. A solenidade foi realizada em Recife, no Salão das Bandeiras, Palácio do Campo das Princesas.

Wellington Dias foi eleito presidente do Consórcio em setembro de 2020, em substituição ao governador da Bahia, Rui Costa. Em 2021, a sua gestão na entidade ganhou destaque nas discussões sobre as vacinas contra a Covid-19 e pautas que envolveram a pandemia. Ele também coordena a temática vacina no Fórum Nacional de Governadores.]

Em seu discurso na solenidade de posse de Paulo Câmara, Dias entregou um relatório com o balanço das ações do Consórcio NE. “Pelo Consórcio Nordeste foi possível uma integração com consórcios de outras regiões, como a Amazônia e Centro-Oeste. Consolidamos a nossa sede na capital federal e fortalecemos ações para a saúde, principalmente, com o desafio da Covid-19. Felizmente, muitas ações colocaram o Nordeste num nível menor de casos e óbitos”, disse.

Antes de declarar empossado o novo presidente do Consórcio, Governador do Piauí ainda destacou os principais desafios. “Hoje, o Consórcio é a principal política de inovação neste começo de século para a nossa região. É um instrumento extraordinário que nos permite obter bons resultados, independente das disputas políticas e da posição dos partidos. Com muita alegria vi por unanimidade a eleição do Paulo Câmara, que está sempre presente nas ações do Consórcio Nordeste e agora tem a responsabilidade da condução dos trabalhos. Estou satisfeito com o desempenho do Consórcio e certo de que avançaremos muito mais”, concluiu Wellington Dias.

Para Paulo Câmara, a principal característica do Consórcio é a capacidade de dialogar abertamente com cada estado, poderes e sociedade. “Vou manter a característica do consórcio de estar aberto a discussões em favor do Brasil e da nossa região. O Nordeste precisa de muitos investimentos, de obras estruturadoras, e tem um nível de desigualdade muito alto. Outras regiões e países que têm interesse em investir no Brasil sabem que essa unidade de nove estados é muito mais propensa a acertos do que se discutir individualmente com cada estado. Vamos continuar a contribuir com o Brasil e com nossa região”, afirmou o novo presidente do Consórcio Nordeste.

Consórcio Nordeste

O Consórcio foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região Nordeste do Brasil, um território de desenvolvimento sustentável e solidário com iniciativa de atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada, constituindo-se, ao mesmo tempo, como uma ferramenta de gestão criada e à disposição dos seus entes consorciados, e como um articulador de pactos de governança. Dentre as possibilidades abertas com a criação do Consórcio estão a realização de compras conjuntas, a implementação integrada de políticas públicas e a busca por cooperação, também em nível internacional.