Vídeo mostra detentos no telhado de penitenciária durante tentativa de fuga no Litoral do Piauí

14/09/2022 09h15


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoTentativa de fuga na penitenciária de Parnaíba, Litoral do Piauí.(Imagem:Reprodução)Tentativa de fuga na penitenciária de Parnaíba, Litoral do Piauí.

Um vídeo mostra detentos no telhado da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, Litoral do Piauí, durante tentativa de fuga nessa segunda-feira (12). A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informou que os presos foram capturados antes de conseguirem pular o muro da cadeia.

Nas imagens é possível ver três detentos saindo de um buraco no telhado da penitenciária e pulando em direção ao chão, apesar da altura. Ao chegarem próximo ao muro, eles são interceptados por um policial penal.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi) também publicou uma nota na rede social denunciando a precariedade da estrutura da penitenciária. Segundo o sindicato, o presídio foi inaugurado em 1990, após a adaptação feita em um antigo mercado público de Parnaíba. Atualmente possui cerca de 550 presos.

A Sejus reconheceu a situação de superlotação e, por meio de nota, disse que o problema é inerente não somente ao Piauí, mas ao sistema prisional brasileiro. A Secretaria informou também que um projeto já foi aprovado pelo Departamento Penitenciário Nacional para a construção de uma nova unidade na região Norte do estado e que abrirá processo de licitação nos próximos dias.

Confira a nota da Sejus na integra:

Sobre a tentativa de fuga ocorrida na tarde dessa segunda-feira (12), na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, a Gerência da unidade informa que os presos foram interceptados no momento da ação e não obtiveram êxito na ação. A Secretaria de Justiça esclarece, também, que reconhece a superlotação, inerente não somente ao Piauí, mas ao sistema prisional brasileiro. A Sejus informa que já teve projeto aprovado pelo Departamento Penitenciário Nacional para a construção de uma nova unidade na região Norte do Estado e que abrirá processo de licitação nos próximos dias.

Tópicos: presos, nota, sejus