Viaturas lilás serão usadas para prender agressores de mulheres no Piauí

10/02/2023 15h17


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoViaturas lilás serão usadas para prender agressores de mulheres no Piauí(Imagem:Divulgação)Viaturas lilás serão usadas para prender agressores de mulheres no Piauí

A Secretaria de Segurança Pública entregou três viaturas da cor lilás, na manhã desta sexta-feira (10), para a Patrulha Maria da Penha, durante solenidade no Centro de Educação da Polícia Militar, zona Sul de Teresina. A ação faz parte das estratégias do protocolo de combate à violência contra mulher.

Os veículos serão utilizados para atender mulheres vítimas de agressão, além de conduzir os agressores de mulheres na capital. 

Para o secretário de segurança Chico Lucas, é de suma importância o trabalho integrado, para construir um fluxo de atendimento transversal e integrado de atendimento às mulheres vítimas de violência em quaisquer espaços, para que tenham uma assistência eficaz e permita o enfrentamento da violência contra a mulher.

“Nós vamos ter mais viaturas lilás, porque a rede de proteção das mulheres precisa ser fortalecida e esse trabalho será feito de forma integrada pelo grupo de trabalho de enfrentamento à violência contra as mulheres. Nós vamos dar visibilidade à cor lilás e à causa das mulheres, que precisa ser respeitada e enaltecida. Todo mundo que se posiciona contra, na verdade, age como alguém que quer perpetuar esse machismo estrutural e nós não vamos permitir que depreciem uma luta tão importante”, concluiu secretário de segurança, Chico Lucas.

Segundo Zenaide Lustosa, secretária da Pasta em defesa das mulheres, o objetivo alcançado hoje fortalecerá o atendimento às vítimas de violência. O Lilás vai muito além de uma cor, mas representa a luta feminina.

“A entrega das viaturas lilás para a Patrulha Maria da Penha fortalecerá o atendimento às mulheres vítimas de violência. o lilás representa a luta feminina pelo direito à igualdade”, comentou a secretária nas redes sociais.

Com essa conquista, o Estado deve combater a violência, mas que a cultura do machismo, do patriarcado, da violência e do estupro deve ser enfrentada também pela sociedade.

As três viaturas já estão disponíveis para atender mulheres vítimas de importunação sexual no tradicional Corso de Teresina, que acontece neste sábado(11) no cruzamento da Avenida Raul Lopes com Avenida Jóquei Clube até a ponte Estaiada, zona leste da capital.

"A importância das viaturas nessa coloração é porque nós buscaremos, de uma forma mais objetiva e mais direta, constranger o agressor para que ele se sinta envergonhado na presença da viatura lilás, na porta da residência dele, todas as pessoas vão saber que ali existe um agressor de mulheres", ressaltou a Capitã Leoneide, Comandante da Patrulha Maria da Penha da PMPI.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui