Usuários caem em golpe do boleto falso em site clonado da Equatorial Energia

17/11/2023 08h59


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/Equatorial PiauíConta de energia no Piauí.(Imagem:Divulgação/Equatorial Piauí)Conta de energia no Piauí.

Diversos usuários da Equatorial Energia Distribuição Piauí caíram no golpe do "falso boleto" ao tentarem pagar contas de energia pela internet. Procurada pelo g1, a concessionária informou que o site oficial foi clonado e que os usuários precisam ficar atentos no momento de pagar os boletos.
 
Ao g1, a fisioterapeuta Auriane Coutinho deu detalhes sobre o golpe. A mulher usou as redes sociais para alertar os seguidores sobre o falso site.
 
“Em outubro, eu entrei no site que acreditava ser da Equatorial, coloquei o usuário e senha, peguei a segunda via do meu talão e o da minha mãe e fiz o pagamento normalmente pelo código do PIX. Não vi nenhuma alteração no site, meus dados e o valor da conta estavam iguais”, relatou a vítima.
 
O susto de Auriane veio no momento do pagamento do talão deste mês de novembro. Ao notar que a conta anterior não constava como paga, a fisioterapeuta analisou o boleto e viu que outra empresa havia recebido o valor via PIX.

Mandei um e-mail para a Equatorial e eles afirmaram que outra empresa teria recebido o pagamento. Depois me falaram que o site oficial foi clonado. Isso é muito grave, pois os nossos dados estão todos lá e não vi nenhum alerta da empresa sobre essa clonagem do site”, completou.
 
Outro cliente, que prefere não ser identificado, passou por situação ainda pior. O homem contou que pagou vários talões que estavam atrasados em um site com o nome da empresa, que pediu seus dados de cadastro, o mesmo funcionamento do site oficial.
 
“Entrei em um site igualzinho ao da Equatorial e paguei os boletos atrasados pelo PIX. Quando fui pagar agora novamente vi que os talões não haviam sido quitados. Fui diretamente na empresa e lá me disseram que o site era falso e que me redirecionaram para um PIX com CNPJ distinto do deles”, contou o homem, que destacou ter feito um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Crimes Virtuais.
 
Equatorial alerta consumidores
 
Procurada pelo g1, a Equatorial afirmou que está ciente dos golpes e pede atenção total dos usuários no momento dos pagamentos. Confira a nota de esclarecimento.
 
Para se certificar de fazer o pagamento à empresa, é necessário observar os seguintes pontos:
  • Agente Emissor: Fica na parte inferior da conta de energia, próximo ao código de barras. O agente emissor das faturas da Equatorial Piauí é o CITIBANK.
  • Dados do beneficiário: ao pagar o boleto, certificar-se que o nome do beneficiário está como Equatorial Distribuidora de Energia S.A e verificar também o número do CNPJ da empresa: 06.840.748/0001-89.
Para ter acesso aos canais digitais da Equatorial é importante seguir as seguintes orientações:
 
  • Evitar a utilização de mecanismos de busca ao acessar o site da distribuidora e digitar diretamente no navegador de internet o seguinte endereço: www.equatorialenergia.com.br ou pi.equatorialenergia.com.br. Vale lembrar que qualquer erro de digitação pode direcionar o cliente para um site diferente, então é importante certificar-se de que o endereço está escrito corretamente.
  • Ao falar com a Clara, assistente virtual no WhatsApp, é essencial observar se o número adicionado é o (86) 3228-8200 e se existe o selo de verificação ao lado do nome da empresa.
  • A concessionária ainda orienta os clientes a não clicar em links suspeitos enviados por e-mail, mídias sociais ou mensagens instantâneas. É essencial verificar a origem dos links e a sua legitimidade antes do clique.
 
A Equatorial Piauí destacou que reforça com frequência essas informações aos clientes por meio das redes sociais, site e outros meios de comunicação.

Veja a íntegra da nota da Equatorial Energia:
 
Nota de Esclarecimento
 
A Equatorial Piauí alerta a população para golpes relacionados às faturas de energia. Para certificar que o boleto a ser pago realmente corresponde ao da conta de energia, é necessário observar os seguintes componentes:
 
- Agente Emissor: Fica na parte inferior da conta de energia, próximo ao código de barras. O agente emissor das faturas da Equatorial Piauí é o CITIBANK.
 
- Observar os dados do beneficiário: ao pagar o boleto, certificar-se que o nome do beneficiário está como Equatorial Distribuidora de Energia S.A e verificar também o número do CNPJ da empresa: 06.840.748/0001-89.
 
Para ter acesso aos canais digitais da Equatorial é importante seguir as seguintes orientações:
 
- Evitar a utilização de mecanismos de busca ao acessar o site da distribuidora e digitar diretamente no navegador de internet o seguinte endereço: www.equatorialenergia.com.br ou pi.equatorialenergia.com.br. Vale lembrar que qualquer erro de digitação pode direcionar o cliente para um site diferente, então é importante certificar-se de que o endereço está escrito corretamente.
 
- Ao falar com a Clara, assistente virtual no WhatsApp, é essencial observar se o número adicionado é o (86) 3228-8200 e se existe o selo de verificação ao lado do nome da empresa.

- A concessionária inda orienta os clientes a não clicar em links suspeitos enviados por e-mail, mídias sociais ou mensagens instantâneas. É essencial verificar a origem do links e a sua legitimidade antes do clique.
 
A Equatorial Piauí ainda ressalta que reforça com frequência todas essas informações com seus clientes por meio das redes sociais, site e outros meios de comunicação, bem como atua diretamente no combate a golpes e endereços falsos juntamente com as autoridades de segurança cibernética.

 

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: site, empresa, equatorial