Usinas do Rio Parnaiba poderão ser leiloadas em Dezembro

21/09/2010 09h57


Fonte Com informações da revista Valor Econômico

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarRio Parnaiba(Imagem:Divulgação)Rio Parnaiba
Dez novas usinas hidrelétricas serão construidas no Brasil, deste total, cinco delas serão instaladas no Rio Parnaíba, divulga a revista Valor Econômico. Confira na íntegra a matéria publicada na noite de ontem (20):

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, afirmou hoje, durante evento em São Paulo, que a expectativa para o próximo leilão de energia é de que haja participação de dez hidrelétricas. “Mas isso vai depender das licenças, que ainda estão em andamento”, disse.

Segundo ele, o leilão terá como foco as hidrelétricas, mas ele não descarta a possibilidade de participação de usinas térmicas. “Se não houver nenhuma hidrelétrica com licença, será o caso de se pensar em não fazer o leilão ou fazer com térmicas.”

Das dez hidrelétricas em questão, cinco serão instaladas no Rio Parnaíba, na divisa entre Piauí e Maranhão. Outras quatro ficarão na Bacia do Rio Teles Pires, em Mato Grosso e uma será instalada na Bacia do São Francisco, entre Bahia e Pernambuco. A expectativa é que o leilão ocorra em dezembro.

Floriano
- PI
Uma dessas usinas em questão, deverá ser instalada na região de Floriano. Se a licença for aprovada e o leilão efetivado, a Usina Cachoeira deverá ser construida próximo a comunidade Manga, local que segundo historiadores, representa a história viva de Floriano.

Essa usina já levantou várias questões sociais, economicas, culturais e ambientais. De acordo com ambientalistas e historiadores com a construção da Usina Cachoeira na região de Floriano, a comunidade Manga poderá ser coberta pela água da lagoa da usina.

A comunidade Manga é considerada um marco histórico para Floriano, rico em belezas naturais e um dos pontos turisticos mais belos da cidade.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook