Urnas eletrônicas que serão usadas no PI devem ficar prontas até quarta

26/09/2014 10h04


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarNo Piauí serão usadas mais de 8 mil urnas e cerca de 2 mil extras.(Imagem:G1 PI)No Piauí serão usadas mais de 8 mil urnas e cerca de 2 mil extras.

As urnas que serão usadas nas eleições do Piauí devem ficar prontas até quarta-feira (1º). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está preparando mais de 8 mil urnas que serão usadas na eleição e cerca de 2 mil extras. O trabalho é feito por técnicos que inserem as informações como: seção, zona, candidatos, partidos, número e nome dos eleitores. O trabalho é feito de forma descentralizada em vários municípios do Piauí e a ação é aberta ao público e partidos políticos.

Segundo Anderson Lima, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, as urnas que serão usadas no interior do estado já foram encaminhadas. “As urnas estão sendo preparadas com as informações que serão usadas no dia da eleição. Elas serão encaminhadas para o local de votação no sábado (4) e ficaram sob a segurança de um Policial Militar, algumas são levadas no dia mesmo da votação, mas antes das 8h elas já estarão prontas. As urnas que já estão com as informações são lacradas para o dia do pleito”, explicou.

Caso aconteça algum problema, nos locais de votação terão técnicos disponíveis para fazer a substituição por novas urnas. “O TRE está preparado para qualquer problema que possa acontecer no dia da votação. Temos 10% do total de urnas de segurança, técnicos espalhados e prontos para fazer o trabalho a qualquer momento. Estamos com tudo planejado e pensado para que as eleições aconteçam da melhor forma possível”, disse.

A apuração dos votos começa logo após a finalização e o resultado está previsto para sair até o final do domingo (5). “Temos pontos de transmissão em vários locais do estado que estão preparados para enviar as mídias das urnas para que o processamento seja feito no TRE. Com essa agilidade ainda na noite do domingo vamos saber quem são os candidatos eleitos”, falou o secretário.

Em Teresina, no dia da votação, serão cerca de 50 técnicos em informática acompanhando o processo e acompanhando o desenrolar da apuração para monitorar o funcionamento das urnas.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews