Único estudante do PI aprovado no ITA estudava mais de 12 horas por dia

19/01/2024 08h22


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo PessoalVitor Luís Alves, único estudante do Piauí aprovado no ITA.(Imagem:Arquivo Pessoal)Vitor Luís Alves, único estudante do Piauí aprovado no ITA.

Vitor Luís Alves, de 18 anos, foi o único estudante do Piauí aprovado no exame do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), considerado o vestibular mais concorrido do país. Em entrevista ao g1, o estudante contou que estudava mais de 12 horas por dia e abdicou do uso de redes sociais por dois anos.

"Iniciei os estudos intensificados ainda em 2022, quando estava no terceiro ano do ensino médio. Entrava 7h na escola e só saia às 20h, quando chegava em casa aproveitava para revisar alguns conteúdos", contou.

O jovem contou que na mesma época resolveu desinstalar os aplicativos de redes sociais do seu celular. "Em 2023 até acessava, mas muito esporadicamente", afirmou.

Ao g1 o estudante contou que fez 7,5 pontos na redação do vestibular, sendo a maior nota do estado. No Brasil, a nota máxima de redação do ITA foi 8,75.

Vitor, natural de Teresina, explicou que se preparou durante o Ensino Médio para o vestibular do ITA e ainda cursou um ano de preparatório para o exame.

Vestibular ITA
Imagem: Carlos Santos/G1Fachada do prédio do ITA em São José dos Campos.(Imagem:Carlos Santos/G1)Fachada do prédio do ITA em São José dos Campos.

Ao todo, o vestibular do ITA disponibiliza 150 vagas no total, sendo 114 para carreira militar e 36 para quem não escolheu essa opção.

Localizado em São José dos Campos, no interior de São Paulo, o ITA tem um dos vestibulares mais concorridos do país.

Neste ano, foram 9.075 inscritos, sendo que 4.103 não optaram pela carreira militar. Do total de inscritos, 777 foram classificados para a segunda fase.

O ITA oferece seis especialidades de engenharia:
  • Engenharia Aeronáutica
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia Eletrônica
  • Engenharia Civil-Aeronáutica
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica
  • Engenharia Aeroespacial
A prova da primeira fase teve 60 questões de múltipla escolha de matemática, física, química, português e inglês. Para ser aprovado, o candidato precisava acertar cinco ou mais questões em cada disciplina e ter média de 50% no geral.

A prova da segunda fase foi dividida em dois dias. No primeiro, foram aplicadas dez questões dissertativas de matemática e química, enquanto no segundo foram realizados mais dez de física e uma redação.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook