Ultrapassagens já provocaram 33 mortes e PRF pede cautela

22/06/2011 23h37


Fonte Cidade Verde

A Polícia Rodoviária Federal espera o fluxo de 5 mil veículos neste feriado de Corpus Christi (23) e pede cautela à população especialmente nas ultrapassagens, que registraram 33 mortes no Piauí de janeiro à junho de 2011.

Em diversos setores, o feriado será prolongado de quinta-feira à domingo. Em virtude disso, muitos piauienses aproveitam para viajar, principalmente para o litoral do Estado ou para o Festival de Pedro II – BR 343.

Entretanto, a PRF pede maiores cuidados aos motoristas com relação à ultrapassagem, uma vez que este é o tipo de acidente de trânsito que mais mata. “Tem que haver um cuidado redobrado, foram 33 mortes somente neste ano, motivadas por ultrapassagens mal sucedidas, geralmente em locais onde a sinalização proíbe. Foi o acidente mais comum de 2011”, explicou o inspetor Raimundo Rameiro.

O inspetor também ressaltou que as ultrapassagens ocorrem com maior frequência nas retas, onde os condutores se sentem seguros para realizar a manobra. “Nas retas os motoristas querem tirar os atrasos e por isso aumentam a velocidade e tentam fazer ultrapassagem a todo custo, sem se importar se o próprio veículo aguenta esse aumento, sem tomar cuidado com os outros veículos”.

Fiscalização reforçada

Para fiscalizar e auxiliar no trânsito das rodovias federais, o efetivo de policiais será reforçado. “Serão 160 policiais operacionais trabalhando em regime de escala, nos 10 postos de fiscalização das estradas federais. Também estarão disponíveis 40 viaturas”, finalizou o PRF.