Último dia para regularizar título de eleitor provoca filas em fóruns pelo Piauí

04/05/2022 11h37


Fonte G1 PI


Longas filas se formaram nas portas de cartórios eleitorais nesta quarta-feira (4), o último dia para fazer, regularizar ou transferir o título de eleitor. O primeiro turno das eleições acontecem no dia 2 de outubro de 2022.

Em Teresina, as filas começaram a se formar ainda esta terça-feira (3) no Fórum Eleitoral na Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro Ilhotas. As pessoas começaram a chegar por volta das 5h. Os atendimentos começaram às 7h e se estendem até as 13h.

“Quando viu a fila, meu filho perguntou mamãe, você não quer voltar não? eu disse que não, quero não”, brincou a dona de casa Joana, que veio transferir seu título de eleitor da zona rural para o bairro Dirceu, na Zona Sudeste.

Em Floriano, os eleitores tiveram de esperar na calçada da rua Francisco Castro, no bairro Irapuá. A maior parte das pessoas procurou o Fórum porque não têm acesso a internet e precisaram se deslocar até o cartório para resolver alguma pendência.
Imagem: TV ClubeÚltimo dia para regularizar título de eleitor provoca filas em fórum de Floriano.(Imagem:TV Clube)Último dia para regularizar título de eleitor provoca filas em fórum de Floriano.

A procura pelos serviços dos cartórios eleitorais cresceram nos últimos dias. Somente nos três primeiros meses de 2022, foram emitidos mais de 200 títulos eleitorais por dia para adolescentes no Piauí.
Documentação

Atendimento on-line:

No caso de atendimento remoto, devem ser anexadas ao formulário eletrônico as fotos dos documentos a seguir:
  • Foto do próprio requerente segurando um documento oficial de identificação (foto mostrando, ao lado de seu rosto, o documento oficial de identificação. No caso da carteira de identidade, por exemplo, será necessária uma foto da frente do documento e outra do verso);
  • Foto do documento oficial de identificação (carteira de identidade, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte);
  • Foto do comprovante de residência atualizado;
  • Foto do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).
Atendimento presencial

No caso de atendimento presencial, são exigidas as cópias dos seguintes documentos. O agendamento deve ser realizado pelo site.
  • Documento original com foto;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos)
Após a solicitação, o requerente pode receber o documento após 10 dias. A retirada do documento é gratuita. No entanto, o cidadão que completar 19 anos entre os meses de maio e outubro de 2022, deverá procurar o atendimento até 4 de maio de 2022 para não incorrer em multa.

Todas as operações de alistamento, transferência e revisão eleitoral são gratuitas, desde que o eleitor não esteja em débito com a Justiça Eleitoral..

Atendimento em Teresina
Imagem: Layza Mourão/ g1 PI  Fórum Eleitoral de Teresina.(Imagem:Layza Mourão/ g1 PI ) Fórum Eleitoral de Teresina.

Em Teresina e em Nazária, os jovens devem comparecer ao Fórum Eleitoral da capital, já nas demais cidades do interior, devem ir aos cartórios das zonas eleitorais na cidade.

Teresina tem três Centrais de Atendimento ao Eleitor. O horário de atendimento nas Centrais é das 7h às 13h, de segunda a sexta:
  • Fórum Eleitoral da Capital: Avenida Marechal Castelo Branco, n° 1150, bairro Ilhotas;
  • Espaço Cidadania no Shopping Rio Poty: Avenida Marechal Castelo Branco, n° 911, bairro Cabral;
  • Espaço Cidadania Shopping Auto Mall: Avenida João XXIII, n°5335, bairro Santa Isabel.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui