UFDPar aciona a Polícia Federal após site ser alvo de ataque hacker

13/09/2023 09h02


Fonte G1 PI

Imagem: Tiago Mendes/ TV ClubeUniversidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).(Imagem:Tiago Mendes/ TV Clube)Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

O site da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDpar) foi alvo de um ataque hacker e ficou indisponível durante alguns minutos da tarde desta terça-feira (12). A instituição acionou a Polícia Federal, que vai investigar o caso.

Em mensagem deixada na caixa de e-mail da instituição, o hacker declarou que a motivação do ataque eram as supostas ocultações de informações relacionadas a assédio sexual feitas pela instituição.

Em nota, a UFDpar alegou que solicitou à Polícia Federal, a abertura de investigação para identificação do autor das ameças e ataque à universidade. O ataque aconteceu ao meio-dia e o site já retornou a pleno funcionamento. (Confira nota no final da reportagem).

Ameaças

Na manhã dessa segunda-feira (11), a equipe editorial do site da UFDPar encontrou na caixa de e-mail uma mensagem de uma pessoa que se identificou como Azael e anunciava um suposto ataque cibernético.

Segundo Azael, a ação seria motivada pela alegada ocultação de informações relacionadas a assédio sexual, conforme reportado pela rede comunicação CNN. Confira a mensagem do hacker abaixo:

Mesangem Azael

"Olá! Me identifico como Azael, Hacker Ofensivo do coletivo Anonymous.

Gostaria de comunicar que a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (www.ufdpar.edu.br) enfrentará um ataque cibernético temporário em seus portais (ficarão offline) em virtude da identificação de um caso de ocultação de informações relacionadas a assédio sexual, conforme publicado pela CNN. Essa medida se faz necessária devido à grave situação envolvendo a ocultação dessas informações, pois a informação desempenha um papel fundamental na promoção de medidas eficazes para combater casos de assédio sexual dentro das escolas e universidades e garantir a proteção das vítimas. É por meio dela que se torna possível compreender a complexidade dessas situações, identificar padrões e estabelecer estratégias que visem à prevenção e à minimização dos danos causados às vítimas. O portal será derrubado por volta de 12h do dia 12/09/2023 (horário de Brasília).

Compartilho essa informação com o intuito de esclarecer de forma transparente o verdadeiro motivo por trás do ataque cibernético, visando garantir que todos compreendam plenamente a situação em questão. Esperamos que isso não seja verdade. E se for, que a instituição e as autoridades tomem as providências.


Nota UFDPar

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) vem a público informar que, mediante a ameaça de um ataque cibernético publicado em um portal de informações da cidade de Parnaíba/PI e sua posterior efetivação, solicitou à Polícia Federal, conforme Ofícios Nº 213/2023/GR/UFDPar e Nº 214/GR/UFDPar, a abertura de investigação para identificação do autor do crime à nossa universidade e sua devida responsabilização.

Não vamos tolerar quaisquer ameaças que venham prejudicar a nossa instituição,
comprometendo o desempenho e a integridade das nossas atividades.




Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: ataque, universidade, ufdpar