Uespi elabora plano de segurança para evitar mais assaltos no campus

17/10/2015 07h49


Fonte G1 PI

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está elaborando um plano de segurança para evitar os assaltos que estão acontecendo constantemente no Campos Poeta Torquato Neto, em Teresina. De acordo com o chefe de segurança da instituição, Marcos Antônio Feitosa, foram registrados 10 assaltos somente de março a outubro deste ano.

Imagem: Catarina Costa/G1Universidade Estadual do Piauí.(Imagem:Catarina Costa/G1)Universidade Estadual do Piauí.

Marcos Antônio revelou ainda que em toda a instituição funcionam apenas as câmeras do prédio da administração e que nenhuma instalada dentro das salas identificaram os ladrões.

Segundo o reitor Nouga Cardoso, a Uespi conta atualmente com 29 seguranças que não são suficientes para dar a sensação de segurança. “Por mais que aumente a quantidade de segurança ou policiais militares isso não vai mudar a nossa situação. A dificuldade está em identificar os ladrões” afirmou.

Imagem: Arquivo Pessoal/Carla CassangrandeAlunos montam barricada de cadeiras para evitar assaltos.(Imagem:Arquivo Pessoal/Carla Cassangrande)Alunos montam barricada de cadeiras para evitar assaltos.

Nouga Cardoso disse estar elaborando um plano de segurança e já acionou a Secretaria de Cidades. “Até o dia 05 de novembro vamos apresentar um plano de segurança ao Governo do Estado, esperamos que tenha orçamento para a implementação do projeto. Já para a secretaria pedimos mudanças na estrutura física da universidade, principalmente no muro”, contou.

Esta semana o reitor fez um desabafo nas redes sociais e afirmou que irá restringir o acesso ao Campus.

"Sem equilíbrio emocional e segurança física e patrimonial é impossível fazer educação. Toda a movimentação de segurança que fizemos recentemente, inclusive com presença ostensiva da PM [Polícia Militar] não causou a curto prazo o efeito necessário.Avaliando que a violência que assola a Uespi vem de fora pra dentro, a única perspectiva que me parece conter esse fluxo é restringirmos o acesso a instituição ou fazer de forma controlada, o que só será possível se dotarmos nossa entradas e saídas com meios de identificação eficaz; mas para isso exige-se investimento em infraestrutura. Continuaremos a esperar", disse na publicação .

Imagem: Reprodução/FacebookClique para ampliarReitor desabafou sobre insegurança na Uespi em rede social.(Imagem:Reprodução/Facebook)Reitor desabafou sobre insegurança na Uespi em rede social.
Desabafo redes sociais

Barricada

Assustados com os constantes arrastões, estudantes da Uespi estão assistindo aulas trancados ou montando barricadas de cadeiras na porta da sala para evitar a ação dos bandidos.Os alunos empilham cadeiras nas portas para evitar que os bandidos tenham acesso à sala.
Policiamento

O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto, afirmou que os policiais do Batalhão de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (BPRone) e do 9° Batalhão da Polícia Militar têm reforçado o policiamento em torno da Universidade Estadual, mas aguarda permissão da retoria para ter acesso ao campus.

"A partir desta quinta-feira vamos colocar uma viatura exclusiva no campus. É uma ação temporária, pois cabe a reitoria a responsabilidade da segurança interna, como contratação de vigilantes e amplicação de câmeras", declarou o coronel.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook