UESPI comemora 37 anos de dedicação ao ensino, pesquisa e extensão no Piauí

29/07/2023 10h34


Fonte Ascom Uespi

Imagem: DivulgaçãoUniversidade Estadual do Piauí (Uespi)(Imagem:Divulgação)Universidade Estadual do Piauí (Uespi)

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) comemorou, nessa sexta-feira (28), 37 anos de uma trajetória marcante. Fundada em 1986, a Uespi tem como missão oferecer ensino superior público, gratuito e de qualidade para todos os piauienses.

Inicialmente conhecida como Centro de Ensino Superior do Piauí, realizou seu primeiro vestibular oferecendo cursos de Pedagogia, Biologia, Matemática, Português, Inglês e Administração de Empresas. Com o passar dos anos, o poder Executivo estadual permitiu sua expansão, resultando na criação de diversos campi em diferentes cidades do estado.

Em 1993, a instituição passou a funcionar em uma estrutura multicampi, estabelecendo-se em Teresina e, posteriormente, em Corrente, Floriano, Parnaíba e Picos. A Universidade passou por constantes ajustes e ampliações, adicionando novos cursos, centros de ciências e faculdades. Em 2005, ocorreu uma revisão do estatuto e foram realizadas as primeiras eleições para reitor, vice-reitor, diretores de centro e de campus e coordenadores de curso. Atualmente, a instituição conta com 12 campi, espalhados por 11 cidades no Piauí.

A Uespi se orgulha de contar com mais de 400 projetos de pesquisa do Programa de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica, além de contar com 101 grupos de pesquisa cadastrados, 14 residências médicas e multiprofissionais, 10 programas de mestrado e 2 doutorados interinstitucionais. A Universidade desenvolve ainda, 128 projetos de extensão cadastrados, sendo 55 na capital e 73 espalhados pelo interior.

Esses dados destacam a riqueza, pluralidade e diversidade da instituição, comprometida com o desenvolvimento científico e acadêmico.

Para o reitor, Evandro Alberto, ao longo desses 37 anos, a Uespi tem sido uma força transformadora no estado do Piauí com destaque a sua interiorização, promovendo a emancipação das famílias por meio da educação. Segundo ele, a Universidade tem sido essencial na formação dos professores e na qualificação da mão de obra, contribuindo para o desenvolvimento do estado e através desse processo, pode-se observar a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que está diretamente relacionado ao acesso à educação.

“A Uespi tem cumprido uma missão nobre, transformando a vida dos piauienses. Nossos egressos têm sido agentes de mudança, levando desenvolvimento e transformação para suas comunidades. Eles ocupam cargos tanto em escritórios quanto em instituições públicas por meio de concursos. A Universidade é do povo e do estado do Piauí, ela desempenha um papel importante na sociedade, oferecendo uma melhor condição de vida para seus egressos através do poder mágico da educação”, ressaltou o reitor.
Imagem: DivulgaçãoO reitor da Uespi, Prof. Dr. Evandro Alberto.(Imagem:Divulgação)O reitor da Uespi, Prof. Dr. Evandro Alberto.

O vice-reitor, Jesus Abreu ressalta que a data celebra 37 anos de bons serviços à comunidade e ao povo do Piauí como formadora de pessoas e formadora de cidadãos.

“Quando a gente olha para trás e vê tudo que a Uespi já contribuiu para o estado do Piauí, todas as pessoas formadas que mudaram sua realidade e de suas famílias, lembramos que é um processo que alavanca a economia do Estado, o ensino, a estima das pessoas, pois são oportunidades que surgem. O desenvolvimento do estado fica mais acelerado quando se pensa, quando se tem conhecimento. Esse é o caminho que a Uespi trilhou ao longo de todos esses anos”, destaca Jesus Abreu.

Formadora de grandes profissionais

Yara de Sousa Oliveira é uma das diversas egressas, cuja vida acadêmica está profundamente conectada à instituição. Com uma trajetória marcada pela dedicação e perseverança, se formou nos cursos de Bacharelado em Enfermagem e Licenciatura em Pedagogia, estabelecendo um vínculo duradouro com a Uespi, que se tornou sua segunda casa.

Sua história começou em 2009, quando realizou o vestibular, que na época era elaborado pela própria universidade com disciplinas específicas relacionadas ao curso escolhido pelo vestibulando.

Aprovada para o curso de Pedagogia, deu início a sua primeira jornada acadêmica, cursando com entusiasmo os nove períodos até a sua formatura em 2013.

Ela relembra com carinho o início de sua trajetória e compartilha: “Escolhi a Uespi como instituição para minha formação profissional porque, desde o início, senti o acolhimento e a qualidade de ensino oferecidos aqui.”

No ano de 2017, decidiu ingressar novamente no ensino superior e participou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Seu esforço foi recompensado, em 2018, quando foi aprovada no curso de Enfermagem. Com uma determinação admirável, dez anos após sua primeira colação de grau, alcançou mais uma conquista acadêmica, tornando-se enfermeira.

Durante sua segunda graduação, vivenciou um período de desafios ao se tornar mãe. Com dedicação e amor inabaláveis, ela encontrou soluções para equilibrar seus estudos com a maternidade. Muitas vezes, amamentava sua filha na universidade, garantindo que ambas estivessem juntas durante o período integral do curso. Sua filha também participou de momentos importantes, como a apresentação do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A Uespi não foi apenas um local de estudos para ela, mas um ambiente acolhedor onde ela e sua filha se sentiram bem-vindas ao longo de todos esses anos.

“Na Uespi, participei de ligas acadêmicas, projetos de extensão, Pibeu, participava de eventos e em todos sentia muito orgulho em levar o nome da instituição para eventos nacionais e internacionais do qual participei, inclusive em outros estados. Tenho muita gratidão por ter me formado numa instituição que valoriza os alunos e sempre caminha lado a lado com os nossos objetivos“.

Lidar com desafios no âmbito acadêmico nunca é fácil, mas para Suelle Gomes Ribeiro, a vontade de vencer superou qualquer medo. Desde sempre, ela nutriu um carinho especial pelas crianças e viu na Pedagogia uma trajetória formativa que a envolveria profundamente.

Quando ingressou na Uespi, após ser aprovada em 1º lugar para o curso de Pedagogia na lista de espera do SISU, já sabia que enfrentaria experiências desafiadoras, especialmente, seu medo de falar em público. Mesmo assim, ela estava determinada a superar todas as adversidades. Desde o início, Suelle assumiu um compromisso consigo mesma: ser uma aluna dedicada, com um coeficiente de rendimento acima de 8.0. Ela levou a graduação a sério, consciente de que estava em um processo de formação que exigiria esforço e responsabilidade.

Embora irradiasse otimismo diariamente, carregava consigo um mar de angústias, temendo não ser aprovada. Contudo, preferia não demonstrar esse receio diante dos outros. Durante cinco anos, persistiu e lutou com determinação. A pandemia trouxe novos desafios, obrigando-a a se adaptar ao isolamento social e à modalidade remota de ensino, que inicialmente era desagradável para ela. Acostumada a estudar presencialmente, precisou se ajustar à nova realidade, mas nunca deixou de dedicar-se ao aprendizado.

Ela compreendeu que o conceito de “notas boas” nem sempre refletia a verdadeira qualidade do conhecimento adquirido, percebendo que o valor do conhecimento estava na construção do saber durante todo o processo acadêmico. Acreditando em si mesma e em seu potencial, ela aproveitou cada oportunidade que surgiu para edificar um alicerce sólido em sua jornada. A determinação e a persistência de Suelle renderam-lhe frutos além da graduação.

“Acreditei em mim mesma, no meu potencial. Aproveitei cada oportunidade que surgiu para construir um alicerce corpulento. Hoje sou escritora, poetisa, cronista, contista, membro de academias literárias, publiquei meu livro de poesias “O Brado Poetante”, e agora, pedagoga formada pela Universidade Estadual do Piauí. Agradecimento aos meus amigos, aqueles que foram importantes, que continuam sendo, e que um dia ainda farão parte da minha história; aos meus professores, anjos que me ensinaram a voar nas nuvens da sabedoria, e aos escritores, com seus emaranhados de letras tão belas”, ressaltou a pedagoga.

Programas e serviços oferecidos para a comunidade

Um dos grandes feitos é a realização do sonho de muitos estudantes por meio do Programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI), que conta com 183 polos espalhados por todo o estado, abrangendo os 224 municípios. Esse programa tem sido um agente de transformação, proporcionando acesso à educação para aqueles que não podem se deslocar para outras cidades para cursar o ensino superior.

Além disso, diversos programas e serviços são oferecidos para a comunidade acadêmica, como o PRIL (Programa de Fomento e Indução da Inovação na Formação de Professores e Diretores Escolares), o PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), o PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência), o PRP (Programa de Residência Pedagógica) e o Núcleo de Educação a Distância (NEAD).

Sempre atenta ao bem-estar dos estudantes, oferece suporte com apoio pedagógico, bolsa trabalho, auxílio moradia e auxílio alimentação. Além disso, a instituição conta com um serviço de Psicologia gratuito dedicado aos estudantes que optem por esse tipo de atendimento.

Solenidade de aniversário da Uespi

A solenidade em comemoração aos 37 anos da Uespi será na próxima terça-feira(01), no auditório do Pirajá no Campus Torquato Neto em Teresina, de forma presencial a partir das 8h, e no canal do Youtube da Uespi Oficial.



Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: ensino, curso, universidade